Desde os anos mais sombrios da ditadura militar até os dias atuais, a comunidade LGBTQIA+ no Brasil tem mostrado determinação na busca por direitos e igualdade. Momentos como as tentativas de encontros nacionais nas décadas de 1950 e 1960, a fundação do Grupo Somos e dos jornais Lampião da Esquina e ChanacomChana em 1978, o levante das lésbicas no Ferro’s Bar em 1983, e a conquista da retirada da homossexualidade do rol de doenças em 1985 evidenciam o protagonismo e mobilização do movimento. O 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+, remete à revolta ocorrida em 1969 no Stonewall Inn, em Nova York. Frequentadores reagiram a uma operação policial violenta, marcando um marco crucial no movimento por direitos LGBTQIA+ nos EUA e internacionalmente, sendo agora celebrado em muitos países, incluindo o Brasil.
Neste mês de celebração, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) destaca-se pelo seu compromisso pioneiro na criação da diretoria de políticas da diversidade LGBTQUIAPN+. A CTB-BA tem sido uma voz proeminente na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e livre de preconceitos, defendendo políticas públicas que garantam respeito aos direitos humanos e justiça social para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.
Jhane, diretora de políticas da diversidade LGBTQUIAPN+ da CTB-BA, destaca: “CTB, a luta pela diversidade é pra valer. A CTB-BA reafirma seu compromisso com a inclusão, equidade e respeito aos direitos humanos no mundo do trabalho”, disse.
Márcio Roberto, vice-presidente do Sindicato dos Administradores do Estado do Ceará, filiado à CTB, reforça a importância da luta pelos direitos trabalhistas da população LGBT: “A discriminação é o motivo pelo qual nos reunimos e reivindicamos um ambiente de trabalho melhor para nossa comunidade”, complementou.
No Dia Internacional do Orgulho LGBT+, reafirmamos a importância da visibilidade e da luta contínua por direitos e igualdade para a comunidade LGBTQIA+ e reafirmamos o compromisso da CTB na promoção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para todos. A história de resistência e conquistas no Brasil e no mundo nos inspira a continuar avançando na construção de um ambiente de trabalho onde todos sejam respeitados e valorizados por suas capacidades e contribuições.