No próximo sábado, 10 de maio, às 14h, acontece em São Paulo o Ato Nacional do Dia da Vitória, em comemoração aos 80 anos da derrota do nazismo pela classe operária soviética. O ato será realizado na Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 – República) e reunirá trabalhadores, jovens, militantes e organizações populares de todo o País para reafirmar a luta contra o fascismo e o imperialismo mundial.

A classe operária venceu o nazismo

Não foram os Estados Unidos, nem a Inglaterra, e muito menos as potências que hoje posam de “democratas”, que derrotaram Hitler. Foi o povo soviético, a classe operária organizada sob o comando do Exército Vermelho, que esmagou as tropas nazistas em Berlim, em 1945, após uma guerra sangrenta, que custou a vida de mais de 20 milhões de soviéticos. Um feito histórico do proletariado mundial, que provou, na prática, a força da revolução socialista.

O Ato do Dia da Vitória é a celebração desse feito gigantesco, dessa vitória operária, conquistada com sangue, suor e sacrifício por trabalhadores e camponeses armados contra o fascismo.

Lutar contra o fascismo é lutar contra o imperialismo

Hoje, o fascismo não veste mais a farda nazista. Ele se disfarça de “democracia” liberal, mas continua defendendo a mesma política assassina do imperialismo. Está nas sanções criminosas contra Cuba e Venezuela, nos bombardeios da OTAN, no cerco à Rússia, no golpe no Equador, no genocídio perpetrado pelo Estado nazista de “Israel” contra o povo palestino com total apoio dos Estados Unidos e da Europa.

Por isso, celebrar o Dia da Vitória é também se colocar ao lado dos que lutam contra o imperialismo. É defender o povo palestino contra o sionismo. É defender a Rússia, atacada brutalmente pelas potências imperialistas. É apoiar a Venezuela, a Nicarágua, Cuba e todos os povos que resistem à dominação dos capitalistas.

Todos às ruas!

O ato nacional do Dia da Vitória é uma convocação à unidade de todos os setores combativos da esquerda e do movimento popular. A Internacional Antifascista, frente única composta por diversas organizações, convoca todos os militantes, trabalhadores, jovens e estudantes a tomarem as ruas da capital paulista no dia 10.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/05/2025