Dezenas de milhares protestam em Haia contra genocídio em Gaza

Milhares protestam contra genocídio de palestinos por Israel na Faixa de Gaza. (Reprodução)

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Haia neste domingo em protesto contra o massacre de Israel em Gaza e cobraram do governo holandês uma postura mais firme em relação ao conflito.

Segundo a organização Oxfam Novib, cerca de 100 mil manifestantes participaram do ato, a maioria vestida de vermelho em sinal de apoio à criação de uma “linha vermelha” contra o cerco imposto por Israel, que bloqueia o fornecimento de remédios, alimentos e combustível à região.

 A marcha passou pela sede da Corte Internacional de Justiça, que analisa uma ação movida pela África do Sul acusando Israel de genocídio. No ano passado, o tribunal chegou a ordenar que Israel interrompesse a ofensiva militar na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Israel nega as acusações de genocídio e sustenta que age em legítima defesa contra militantes do Hamas, que atacaram o país em 7 de outubro.

Já a Oxfam Novib criticou o governo holandês por ignorar, segundo a entidade, crimes de guerra cometidos por Israel e incentivou os manifestantes a exigirem uma posição mais firme do país.

No início do mês, o ministro das Relações Exteriores, Caspar Veldkamp, defendeu que a União Europeia reavalie os acordos de cooperação firmados com Israel. Mesmo assim, o governo holandês evitou críticas mais duras até o momento.

Geert Wilders, líder do Partido pela Liberdade (PVV) e principal força da coalizão governista, tem reiterado apoio incondicional a Israel. Em uma publicação nas redes sociais, Wilders classificou os manifestantes deste domingo como “confusos” e os acusou de apoiar o Hamas.

Artigo Anterior

México cobra indenização de youtuber por gravar em sítios arqueológicos

Próximo Artigo

“O agente secreto” é aclamado por crítica internacional após aplausos de pé em Cannes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!