Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal prenderam no domingo 29 Lucas Ribeiro Leitão, 30 anos, em Correntina, na Bahia. Ele é suspeito de planejar um atentado em Brasília neste fim de ano.

O corretor de imóveis saiu do Ceará e viajava de carona em um caminhão quando os policiais chegaram. Integrantes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento da PC-DF entraram em ação após uma denúncia anônima apresentada no sábado 28. Os investigadores passaram a monitorar postagens de Leitão nas redes sociais.

De acordo com a polícia, o homem teria manifestado intenções de realizar ataques na capital federal com graves consequências. Ele está preso temporariamente.

Lucas Leitão mantinha um perfil fechado no Instagram no qual compartilhava detalhes sobre o suposto plano de ataque. Na página, ele mencionou expressões como “botar fogo” e “ataque cirúrgico”. Também disse que as autoridades deveriam elevar em até “400 vezes” a segurança pública no DF.

O suspeito afirmou no Instagram ter feito uma promessa a “uma garota” e a “uma série de pessoas” e acrescentou que só encerraria sua “missão” após a conclusão.

“Na virada do ano a gente vai invadir a cidade! Já tenho homens meus lá dispostos para a batalha! Vamos pisar na cabeça da serpente”, escreveu na rede social.

A polícia ainda busca identificar se o homem contou com a ajuda de alguém ou se agiu sozinho. Com as caronas, ele havia percorrido pouco menos de 1.800 quilômetros até ser preso — restavam aproximadamente 330 quilômetros até Brasília.

A prisão ocorreu perto da divisa entre Bahia e Goiás.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/12/2024