No último dia 15 de novembro, a Causa Operária TV (COTV) lançou um novo programa chamado , que será um espaço aberto para debater as articulações entre Psicanálise, Psicologia, Marxismo e a política de modo geral.
O primeiro programa contou com a presença da psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, dialogando com Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO. Segundo comentários no YouTube, o debate entre o marxista e a psicanalista, “dois grandes nomes do pensamento brasileiro”, foi “gigante”.
Em um encontro anterior, em 2023, Rui Costa Pimenta participou do programa Conversa Solta, na Rádio Madalena, quando Rita Kehl o entrevistou sobre a história do movimento operário brasileiro, em especial sobre a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em seu primeiro episódio, Psicanálise e Revolução já se mostrou um sucesso, com mais de 9 mil visualizações, mais de mil curtidas e uma grande maioria de comentários positivos, mostrando a demanda que existe para esse tipo de discussão na esquerda brasileira. Um tema que poderia parecer de interesse restrito, revelou-se um importante campo de debate, mais uma possível frente de vanguarda para conscientização e luta revolucionária no Brasil.
Na conversa foram abordadas questões polêmicas: se a psicanálise seria arte ou ciência, se a psicanálise é uma prática potencialmente revolucionária ou uma ferramenta conservadora e sobre a possibilidade ou não de separar o papel do psicanalista como terapeuta e como militante.
Maria Rita Kehl respondeu a várias perguntas, como, por exemplo, o que Jacques Lacan queria dizer com “O inconsciente é a política”. Ela ainda comentou sobre sua experiência atendendo trabalhadores do MST (Movimento de Trabalhadores Sem Terra). A psicanalista observou que seus pacientes no MST paravam de sofrer muito mais rápido do que os analisando da sua clínica particular. Sua hipótese é de que isso se deve ao fato dessas pessoas viverem em um coletivo que as acolhe.
Já o Rui Costa Pimenta destacou que, em sua opinião, Freud está entre os três cientistas mais importantes do mundo, junto com Darwin e Marx. Para ele, as descobertas freudianas sobre o psiquismo humano foram revolucionárias para a humanidade. Entender o inconsciente e o problema da sexualidade como aspectos fundamentais da psicologia humana foram descobertas científicas de valor inestimável. O debate seguiu adentrando em vários outros temas e promete mais para o próximo, em meados de dezembro.
O Coletivo de Psis é um grupo aberto à participação de camaradas com formação na área de psicanálise, psicologia, psiquiatria e afins, congregando profissionais, estudiosos e interessados pelo campo psi e pelo marxismo. Atualmente o Coletivo de Psis tem se dedicado à leitura e ao estudo através de reuniões por videochamada que acontecem aos sábados de 10h às 12h. As discussões se fazem sobre os saberes e as práticas clínicas, a Psicanálise e a luta de classes. Todos os interessados estão convidados a participar. Basta entrar em contato pelo whatsapp +55 11 95208-8335.