Boato – Vídeo mostra uma formatura em Sergipe com o grito de “Lula trapaceiro” em resposta ao coro de sem anistia.
Análise
Não é de hoje que situações de protestos contra políticos acabam sendo hiperdimensionadas. Na história de hoje, há um vídeo junto com algo que remete a uma “formatura em Sergipe”.
Nas redes sociais, foi divulgado um vídeo no qual uma multidão grita “Lula trapaceiro, seu lugar é na prisão”, com a alegação de que o protesto teria ocorrido durante uma formatura em Sergipe.
“Fizeram coro sem anistia no show lulista de Caetano? Formatura em Sergipe responde o coro ‘sem anistia’.”, diz a mensagem que circula junto com o vídeo.
Checagem
Para checar, vamos responder o seguinte: 1) O vídeo mostra uma formatura em Sergipe que gritaram Lula trapaceiro? 2) Qual é o contexto do vídeo em que se grita Lula trapaceiro? 3) Há algum registro de protesto contra o presidente em alguma formatura?
O vídeo mostra uma formatura em Sergipe com o grito “Lula trapaceiro”?
Não. A realidade é um pouco diferente do que o boato sugere. O vídeo não mostra uma formatura universitária em Sergipe. Na realidade, se trata de outra situação que ocorreu em Aracaju. Além disso, não constam quaisquer informações sobre uma ocorrência do tipo recentemente.
Qual é o contexto do vídeo em que se grita “Lula trapaceiro”?
O contexto do vídeo é a diplomação da vereadora Moana Valadares, onde, durante o evento político, algumas pessoas gritaram “Lula trapaceiro, seu lugar é na prisão”. Não se trata de um protesto em uma formatura acadêmica, mas em uma cerimônia política, reflexo da tensão política do momento.
Na verdade, o vídeo retrata a diplomação da vereadora de Aracaju, Moana Valadares.
Há algum registro de protesto contra o presidente em alguma formatura?
Embora protestos possam ocorrer em diversos contextos, não há registros confirmados de protestos em formaturas envolvendo o presidente Lula. O vídeo mencionado está relacionado a um evento político em Aracaju.
Conclusão
Fake news ⚠️
O vídeo que circulou nas redes sociais, alegando ser de uma formatura em Sergipe onde se gritava “Lula trapaceiro”, é falso nesse contexto. A filmagem realmente mostra um protesto durante a diplomação da vereadora Moana Valadares em Aracaju, não um evento acadêmico. Não foi algo espontâneo e tampouco de grupos de universitários.
Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)