Falsa notícia – O carro do ministro da Economia Fernando Haddad estava com 30 kg de cocaína e foi apreendido em São Paulo.

Análise

Muitas notícias falsas (principalmente as utilizadas com fins políticos) circulam na internet após notícias reais eclodirem. É o caso da história de hoje, que aponta para uma acusação direta contra o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

De acordo com a mensagem, um carro do ministro estaria com 30 kg de cocaína e teria sido apreendido pela polícia em São Paulo. O conteúdo está sendo balizado por uma notícia do Brasil Urgente, programa policial da Band. Leia e veja uma das versões da história:

A polícia militar acaba de prender o carro do ministro da economia do Lula com 30k de cocaína. A quadrilha do Lula ladrão está a todo vapor cuidando de seus sócios…. Polícia Militar apreende carro da Receita Federal com cocaína A quadrilha do Lula vem com tudo. Carro do ministro da economia do Lula

Checagem

A história viralizou na internet, mas não é bem assim. Para fazer a checagem do conteúdo e separar o que é verdadeiro e falso, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O que ocorreu no caso da apreensão dos 30 kg de cocaína em São Paulo? 2) O carro em que a cocaína foi encontrada era do “ministro da Economia” Fernando Haddad? 3) Fernando Haddad, o Ministério da Fazenda ou o governo Lula têm relação com o caso?

O que ocorreu no caso da apreensão dos 30 kg de cocaína em São Paulo?

No dia 27 de junho de 2024, a Polícia Militar de São Paulo aprendeu 30 kg de cocaína em um carro identificado como da Receita Federal.

O carro em que a cocaína foi encontrada era do “ministro da Economia” Fernando Haddad?

Não. O carro apreendido era de uma empresa que prestava serviços para a Receita Federal, não do ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Fernando Haddad, o Ministério da Fazenda ou o governo Lula têm relação com o caso?

Não. A responsabilidade acaba sendo da pessoa que cometeu o delito, não do governo ou políticos.

Conclusão

Fake news ❌

O caso da cocaína no carro de uma empresa terceirizada da Receita Federal nada tem a ver com o ministro da Fazenda Fernando Haddad. O que está circulando é uma ilação que não passa de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/07/2024