Falso Boato – Polícia Federal não encontrou fraude na Mega da Virada de 2025 e vencedores tinham ligação com governo.

Análise

O resultado da Mega-Sena da Virada, que pagou mais de R$ 600 milhões, deixou 8 (ou mais, se alguém fez bolão) brasileiros felizes e milhões de frustrações. Em meio a isso, um conteúdo daqueles está circulando na internet.

Circula nas redes sociais (principalmente no TikTok) um vídeo que afirma que a Polícia Federal descobriu fraude no sorteio da Mega da Virada, indicando que os jogos vencedores teriam sido manipulados para favorecer pessoas próximas ao governo e empresários influentes. Leia a transcrição do vídeo e a mensagem que circula na internet:

Urgente: Polícia Federal aponta a possível fraude no sorteio da Mega da Virada! Uma investigação bombástica da Polícia Federal revelou indícios de que o sorteio da Mega da Virada, um dos maiores eventos de Loteria do Brasil, pode ter sido manipulado. Segundo fontes próximas à investigação, há suspeitas de que jogos vencedores foram planejados para beneficiar pessoas próximas ao alto escalão do governo e empresários influentes.

Os investigadores apuraram que apostas ganhadoras foram feitas em sequência e com padrões considerados matematicamente improváveis. Além disso, surgiram denúncias de que funcionários de alto nível, ligados à organização do sorteio, podem ter acessado informações sigilosas para direcionar os prêmios. Documentos apreendidos apontam transferências bancárias suspeitas e mensagens que sugerem conluio entre os envolvidos no esquema. Caso a fraude seja comprovada, estima-se que bilhões de reais possam ter sido desviados ao longo dos anos, minando a credibilidade da loteria e prejudicando milhões de brasileiros que apostam na Mega da Virada com esperança de mudar de vida.

Checagem

Como a loteria multimilionária foi um dos assuntos mais falados deste início de 2025, a acusação viralizou. Porém, é falsa. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Polícia Federal descobriu a fraude no sorteio da Mega da Virada? 2) Houve alguma fraude na Mega da Virada? 3) Há outros fakes que falavam sobre isso?

Polícia Federal descobriu a fraude no sorteio da Mega da Virada?

Não. A Polícia Federal não anunciou nenhuma descoberta de fraude na Mega da Virada. Não há qualquer evidência ou comunicado oficial que sustente a acusação de manipulação ou fraude. Além disso, o conteúdo (muito parecido de um boato clássico já desmentido pelo Boatos.org) só surgiu em páginas não confiáveis e que não apresentam qualquer prova da gravíssima acusação.

Houve alguma fraude na Mega da Virada?

Até o momento, não há registros de fraudes comprovadas nos sorteios da Mega da Virada. As instituições responsáveis pelos sorteios das loterias no Brasil, como a Caixa Econômica Federal, possuem rígidos mecanismos de auditoria e segurança. A Caixa Econômica realiza os sorteios em auditórios públicos com fiscalização de auditores independentes e participação do público para garantir transparência. A afirmação do vídeo é infundada e não passa de uma invenção sensacionalista.

Há outros fakes que falavam sobre isso?

Sim, o tema de “fraudes” em sorteios de loterias é recorrente em boatos na internet. Nós, inclusive, já desmentimos aqui alguns destes fakes como do suposto desvio de R$ 275 milhões na Mega-Sena, do boato de envolvimento do doleiro Alberto Youssef em manipulações e outras fraudes inventadas na Mega da Virada em anos anteriores (muitas com o texto muito parecido com do fake de hoje).

Conclusão

O vídeo que aponta que a Polícia Federal teria descoberto uma fraude no sorteio da Mega da Virada é falso. Essa narrativa segue uma fórmula comum utilizada em boatos de loterias e não apresenta provas concretas ou fontes confiáveis. Trata-se apenas de uma fake news que se aproveitou da frustração de alguns com o sorteio do final de 2024.

Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 01/01/2025