Furo – Durante mensagem de Natal, o papa Francisco condenou o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Análise

Em tempos de Natal, uma mensagem tem misturado política e religião e viralizado em plataformas como o X. Ela aponta para uma suposta atitude firme do papa Francisco em relação ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

A mensagem em redes sociais afirma que o Papa Francisco teria condenado Jair Bolsonaro, chamando-o de “um homem que precisa de reflexão” e afirmado que ele deve “pedir perdão a Deus e trabalhar para melhorar o mundo”. Leia a mensagem que circula online:

URGENTE: Papa condena Bolsonaro: “Um homem que precisa de reflexão, tem que pedir perdão a Deus e trabalhar para melhorar o mundo”

Checagem

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais. Porém, trata-se de uma alegação falsa. Para fazer a checagem, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O papa Francisco condenou Bolsonaro? 2) O papa Francisco já mencionou Bolsonaro em alguma ocasião? 3) O que foi dito pelo pontífice em sua mensagem de Natal?

O Papa Francisco condenou Bolsonaro?

Não. Não existe nenhum registro oficial sobre a condenação de Bolsonaro pelo Papa Francisco. Se houvesse qualquer informação a respeito disso ou mesmo alguma fala do papa no linguajar mostrado na publicação, viraria notícia em tudo que é veículo de mídia.

O Papa Francisco já mencionou Bolsonaro em alguma ocasião?

Sim, mas sem ataques pessoais. O Papa já expressou condolências por tragédias (como no caso da morte da mãe do ex-presidente). Sem citar o presidente, ele falou sobre ódio no Brasil durante as eleições de 2022.

O que foi dito pelo pontífice em sua mensagem de Natal de 2024?

Na mensagem de Natal de 2024, o Papa Francisco usou seu discurso tradicional “Urbi et Orbi” para pregar paz, compaixão e unidade entre as nações, sem fazer referências a líderes ou conflitos políticos específicos. O tema principal foi a importância do Jubileu da Misericórdia.

Conclusão

Fake news ❌

A afirmação de que o Papa Francisco condenou Jair Bolsonaro é falsa. Não há qualquer evidência ou declaração oficial que corrobore essa afirmação. Para além disso, a história surgiu em uma página que sempre compartilha notícias falsas.

Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 25/12/2024