Desmentido: Papa Francisco não teria excomungado Bolsonaro em mensagem de Natal

Furo – Durante mensagem de Natal, o papa Francisco condenou o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Análise

Em tempos de Natal, uma mensagem tem misturado política e religião e viralizado em plataformas como o X. Ela aponta para uma suposta atitude firme do papa Francisco em relação ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

A mensagem em redes sociais afirma que o Papa Francisco teria condenado Jair Bolsonaro, chamando-o de “um homem que precisa de reflexão” e afirmado que ele deve “pedir perdão a Deus e trabalhar para melhorar o mundo”. Leia a mensagem que circula online:

URGENTE: Papa condena Bolsonaro: “Um homem que precisa de reflexão, tem que pedir perdão a Deus e trabalhar para melhorar o mundo”

Checagem

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais. Porém, trata-se de uma alegação falsa. Para fazer a checagem, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O papa Francisco condenou Bolsonaro? 2) O papa Francisco já mencionou Bolsonaro em alguma ocasião? 3) O que foi dito pelo pontífice em sua mensagem de Natal?

O Papa Francisco condenou Bolsonaro?

Não. Não existe nenhum registro oficial sobre a condenação de Bolsonaro pelo Papa Francisco. Se houvesse qualquer informação a respeito disso ou mesmo alguma fala do papa no linguajar mostrado na publicação, viraria notícia em tudo que é veículo de mídia.

O Papa Francisco já mencionou Bolsonaro em alguma ocasião?

Sim, mas sem ataques pessoais. O Papa já expressou condolências por tragédias (como no caso da morte da mãe do ex-presidente). Sem citar o presidente, ele falou sobre ódio no Brasil durante as eleições de 2022.

O que foi dito pelo pontífice em sua mensagem de Natal de 2024?

Na mensagem de Natal de 2024, o Papa Francisco usou seu discurso tradicional “Urbi et Orbi” para pregar paz, compaixão e unidade entre as nações, sem fazer referências a líderes ou conflitos políticos específicos. O tema principal foi a importância do Jubileu da Misericórdia.

Conclusão

Fake news ❌

A afirmação de que o Papa Francisco condenou Jair Bolsonaro é falsa. Não há qualquer evidência ou declaração oficial que corrobore essa afirmação. Para além disso, a história surgiu em uma página que sempre compartilha notícias falsas.

Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Artigo Anterior

Perder contato com ligações apagadas do seu aparelho móvel

Próximo Artigo

Governo decide adiar implementação de medida que permitiria ao poder público autorizar abortos para menores de 18 anos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!