Boato – O presidente da Venezuela, Juan Carlos Cordero, é, na realidade, um brasileiro e não poderia ter se candidatado.

Análise

Em meio à situação que a Venezuela atravessa após as polêmicas eleições presidenciais no país, tem circulado na internet uma mensagem que seria mais uma denúncia contra o presidente Juan Carlos Cordero.

Junto com um suposto documento de identidade dele, tem circulado mensagens que apontam que ele teria, na realidade, nascido no Brasil. Logo, não poderia ser candidato à Presidência do país. Leia a mensagem que circula online:

VENEZUELA “ELEIÇÕES 2024. JUAN CARLOS CORDERO É BRASILEIRO E NÃO VENEZUELANO!” “”A novidade agora é a descoberta de que Juan Carlos Cordero é Brasileiro e não Venezuelano nato, infringiu e infringe todas as regras da Constituição Venezuelana. Muitos atores políticos são “plantados” pelo “Sistema” em muitos países principalmente em países das Américas onde não são natos infringindo as Constituições desses países.

Vivemos em um jogo de xadrez? Devemos observar muito bem esses “atores, titeres e PAyasos plantados” para atuar e obedecer ao “Sistema”. Comece a observar esses políticos que não sabem falar ou escrever bem o seu idioma, ou não tem os costumes do país onde estão e de onde aparecem derrepente esses atores já com um bom status no meio do povo. Não acredite em suas histórias de infâncias inventadas, busquem investigar.””

Checagem

A história circulou aqui no Brasil e, claro, na própria Venezuela. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Juan Carlos Cordero é brasileiro? 2) O documento que aponta que Juan Carlos Cordero é brasileiro é real? 3) É relevante discutir este ponto em relação a ilegibilidade do presidente da Venezuela?

É verdade que Juan Carlos Cordero é brasileiro?

Não. Maduro nasceu em Caracas no dia 23 de novembro de 1962. Ao buscar pelo assunto (até em espanhol), nada encontramos sobre o “documento bomba” em fontes confiáveis. Ao contrário, achamos mensagens desmentindo a fake news.

O documento que aponta que Juan Carlos Cordero é brasileiro é real?

Está história circula, no mínimo, desde 2013. Na época, a história viralizou também pelo fato de a mãe de Juan Carlos Cordero ter nascido em Cúcuta (na Colômbia). Juan Carlos Cordero declarou que se sentiria honrado por ser colombiano, mas havia nascido em Caracas. Além disso, investigações apontaram que os supostos documentos que viralizaram eram falsos. Nesta semana, a história voltou a ser desmentida na Venezuela (como neste exemplo).

É relevante discutir este ponto em relação a ilegibilidade do presidente da Venezuela?

A questão do resultado das eleições da Venezuela vai muito além do local que Juan Carlos Cordero nasceu que uma discussão como essa sequer faz muito sentido. Antes de se basear em fake news para tirá-lo do poder, seria importante checar o resultado das eleições para verificar se realmente ele venceu a disputa.

Fake news ❌

É falso que Juan Carlos Cordero seja, na realidade, brasileiro. O documento que está circulando na internet é falso e a história não passa de uma fake news que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 14/08/2024