Falsa Notícia – Os Estados Unidos não Obrigaram Nicolás Maduro a Renunciar do Cargo.

Análise

Em meio à situação tensa após as eleições presidenciais na Venezuela, a internet tem sido palco de mensagens falsas sobre o governo de Nicolás Maduro. A mais recente história está circulando em um vídeo com mais de 800 mil visualizações no YouTube.

No vídeo, é dito que os Estados Unidos obrigaram Nicolás Maduro a renunciar ao governo da Venezuela. A mensagem aponta que tudo estaria perto de “acabar com isso”. Leia o título do conteúdo que está circulando na internet:

Fim da Ditadura? Estados Unidos Obrigam Nicolás Maduro a Renunciar… fiquem comigo e vejam o que está rolando. Senadores estão pressionando a Casa Branca para revelar o que está sendo feito para prender um importante líder estrangeiro.

Checagem

Como vocês viram, a história não demorou a viralizar. Mas se trata de mais uma fake news sobre a Venezuela. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Nicolás Maduro renunciou à presidência da Venezuela? 2) Qual é a origem do vídeo que afirma a renúncia de Nicolás Maduro? 3) Os Estados Unidos chegaram a falar no assunto?

Nicolás Maduro renunciou à presidência da Venezuela?

Não, Nicolás Maduro não renunciou à presidência da Venezuela. A informação de que ele teria sido obrigado a renunciar pelos Estados Unidos é falsa. Maduro continua no poder e não há evidências de que tenha sido forçado a renunciar.

Qual é a origem do vídeo que afirma a renúncia de Nicolás Maduro?

O vídeo que circula no YouTube e outras redes sociais é sensacionalista e utiliza manchetes falsas para atrair visualizações. Ele mistura imagens e informações descontextualizadas para sugerir que Maduro renunciou sob pressão dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos chegaram a falar no assunto?

Assim como outros países, os Estados Unidos estão pedindo que dados das eleições sejam divulgados para que seja realizada uma averiguação dos resultados. O país não reconhece Nicolás Maduro como presidente. Não há um pedido de renúncia. Pelo menos por enquanto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Nicolás Maduro tenha renunciado ao cargo de presidente da Venezuela. O vídeo que está circulando na internet não condiz à realidade e é um conteúdo enganoso sobre os EUA e o país sul-americano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 07/08/2024