Fake News – Caminhoneiros não vão fazer greve em janeiro de 2025 por causa de Lula e Alexandre de Moraes.

Análise

O ano de 2024 não poderia terminar sem, mais uma vez, termos uma fake news relacionada a uma greve de caminhoneiros. E aconteceu.

Um vídeo que está viralizando no YouTube e sendo compartilhado em outras redes sociais afirma que caminhoneiros planejam paralisar o país em janeiro de 2025 devido a questões políticas envolvendo o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes. Leia:

“URGENTE BARBUDO E XANDÃO CAI GREVE DOS CAMINHONEIROS! CAMINHONEIROS JÁ TEM DATA E HORA DE MANIFESTAÇÃO! VAI COMEÇAR AGORA!
URGENTE! GREVE É REAL, ESTOQUE DE ALIMENTOS!”

Checagem

A história é (assim como outras) um delírio de uma série de malucos (ou de pessoas que visam incendiar malucos). Por isso, vamos fazer a checagem respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Haverá uma greve dos caminhoneiros por causa de Lula e Alexandre de Moraes? 2) Há chances de uma greve dos caminhoneiros ocorrer em janeiro de 2025? 3) Quais foram outras vezes que o Boatos.org desmentiu esse tipo de fake?

Haverá uma greve dos caminhoneiros por causa de Lula e Alexandre de Moraes?

Não. Trata-se de uma chamada sensacionalista para um vídeo que não comprova em momento algum que uma greve será realizada em protesto contra o presidente Lula ou o ministro Alexandre de Moraes. Na realidade, trata-se de um título caça-clique para gerar visualizações em um vídeo.

Há chances de uma greve dos caminhoneiros ocorrer em janeiro de 2025?

Não. Não há nenhuma base factual para sustentar que uma greve dos caminhoneiros ocorrerá em janeiro de 2025. Já explicamos algumas vezes que episódios como da greve de caminhoneiros de 2018 depende de uma série de fatores que não estão relacionados à política e sim há classe. Questões que são contempladas pelos últimos governos para que paralisações não se repitam.

Quais foram outras vezes que o Boatos.org desmentiu esse tipo de fake?

O Boatos.org já desmentiu várias outras tentativas de espalhar informações sobre greves ou paralisações dos caminhoneiros, que se revelaram falsas. Alguns exemplos anteriores incluem:

  • Greve em 25 de agosto de 2024
  • Greve em janeiro de 2024
  • Greve geral em 18 de novembro de 2022
  • Paralisação em setembro de 2023
  • Greve em julho de 2023

Conclusão

Fake news ❌

O boato sobre uma greve dos caminhoneiros relacionada a Lula e Alexandre de Moraes é falso. Não existem evidências que confirmem tais alegações, e nenhuma liderança da categoria anunciou qualquer movimento com esse propósito. Só para variar, é mais uma fake news que circula na internet e é relacionada ao assunto.

Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp https://wa.me/556192755610.

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 29/12/2024