Falso Boato – Não haverá paralisação geral dos caminhoneiros no dia 25/08/2024 no Brasil.

Análise

Quem acompanha o Boatos.org sabe que o que não falta na internet é gente se aproveitando dos caminhoneiros para criar mensagens de cunho político. A mais nova história afirma que haverá uma paralisação geral dos caminhoneiros no Brasil no dia 25 de agosto de 2024.

A mensagem apela para o descontentamento popular e chama para protestos contra figuras políticas. A mensagem diz que a população brasileira está prestes a perder suas liberdades e viver na miséria, clamando por uma ação imediata e drástica. Também é dito que haverá uma “marcha para liberdade”. Leia a mensagem completa abaixo:

Versão 1: Paralisação geral 25/08/24. Caminhoneiros 25-08-24 PARALISAÇÃO GERAL BRASIL NAS RUAS ! FORA LULA, FORA ALEXANDRE DE MORAES Ou a população Brasileira mostra o seu descontentamento, ou nós vamos perecer, ser presos, perdermos as nossas liberdades e viveremos na miséria pedindo ao Estado remédios e alimentos.

Versão 2: Paralisação Geral no Brasil. Chegamos no limite. Precisa ser agora, não temos mais tempo. Vamos parar o País e mostrar que o povo tem o Poder, só precisamos exercê-lo! Deus nos abençoe!

Checagem

Para verificar a veracidade do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Há evidências concretas de uma paralisação dos caminhoneiros marcada para 25/08/24? 2) Qual é o contexto e a origem da mensagem que está circulando na internet? 3) Houve casos semelhantes de fake news sobre paralisações de caminhoneiros no passado?

Há evidências concretas de uma paralisação dos caminhoneiros marcada para 25/08/24?

Não. Não há nenhuma confirmação de sindicatos ou associações de caminhoneiros sobre uma paralisação nacional marcada para 25 de agosto de 2024. A mensagem circula apenas em redes sociais sem fontes confiáveis ou oficiais. Mais do que isso: a mensagem segue o mesmo roteiro de tantas outras “promessas” de greves que, na realidade, só servia para incitar as pessoas politicamente.

Sempre é importante lembrar que classes (como a dos caminhoneiros) não param por motivos políticos. O que pode ocorrer são algumas pessoas de uma classe se manifestarem politicamente (como ocorreu no 7 de setembro de 2021 em que uma minoria de caminhoneiros, alguns a mando de patrões, bloqueou rodovias).

A greve de 2018 surgiu em um contexto diferente. Na época, a classe toda estava insatisfeita por algo que atingia a categoria (o preço do frete). Ninguém parou por questões políticas.

Qual é o contexto e a origem da mensagem que está circulando na internet?

A mensagem utiliza um tom alarmista e emotivo, comum em boatos destinados a causar pânico e mobilização social. Esse tipo de mensagem é frequente em momentos de instabilidade política e econômica, visando desestabilizar ainda mais a situação.

Pelo que vimos, a intenção é promover essa tal “marcha da liberdade”. Caso o conteúdo não tenha apoio de figuras conhecidas, deve ficar na “meia dúzia de gatos pingados”.

Houve casos semelhantes de fake news que falavam de paralisação de caminhoneiros no passado?

Sim. Em diversas ocasiões, boatos sobre paralisações de caminhoneiros foram disseminados nas redes sociais para criar caos e desinformação. Em muitos casos, essas informações foram desmentidas por autoridades e pelos próprios sindicatos de caminhoneiros. Só em 2024, desmentimos fakes sobre paralisações de caminhoneiros em janeiro e abril.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que aponta a mensagem, não há evidências de uma paralisação geral dos caminhoneiros no Brasil no dia 25 de agosto de 2024. Trata-se de mais um exemplo de desinformação que circula para causar pânico e instabilidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 13/07/2024