Falsa Notícia – Fernando Haddad e Lula não decretaram taxa de 35% em cima do saque do FGTS.

Análise

Já há algum tempo, os opositores do governo Lula têm se utilizado de uma pauta para realizar críticas: a de que o ministro da Fazenda Fernando Haddad teria colocado diversas taxas e impostos para pagarmos.

Uma das histórias aponta que Haddad e Lula decretaram que o saque do FGTS passaria a ter uma taxa de 35% de imposto. Leia a mensagem que circula na internet:

NO DIA 08/08/2024 HADDAD E LULA DECRETOU QUE O FGTS DE TODO MUNDO SERA TAXADO EM 35% QUANDO VOCÊ E DEMITIDO DA EMPRESA E VAI FAZER O SAQUE DO SEU FGTS E AGORA E LEI COM GOVERNO FEDERAL DESCONTANDO 35% DE TUDO QUE VOCÊ TEM FGTS.

TEM MAIS TODO MUNDO QUE TEM ACIMA DE 10MIL REAIS NA POUPANÇA SERA DESCONTADO 23% DE TUDO QUE VOCÊ ARRECADAR SOBRE O LUCRO DOS 10MIL. ESTOU AMANDO O LULA JUDIAR DO POVO QUE VOTOU NELE 

Checagem

A história já está circulando há alguns meses (junto com o tal meme “Taxxad”), mas não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Haddad e Lula decretaram que o saque do FGTS seria taxado em 35%? 2) O que diz a medida da Caixa utilizada na fake news sobre Haddad e Lula? 3) Há algum plano de se taxar o saque do FGTS em 35%?

É verdade que Haddad e Lula decretaram que o saque do FGTS seria taxado em 35%?

Não. Não consta qualquer informação em fonte confiável que aponte que o governo federal teria decretado o tal imposto sobre o saque do FGTS.

O que diz a medida da Caixa utilizada na fake news sobre Haddad e Lula?

Na ocasião, a Caixa limitou a distribuição de lucros da empresa em 65% do ganho pelo fundo. Os outros 35% iriam para um fundo que seria pago nos anos em que o FGTS não desse lucro. Isso não é uma taxa sobre o saque do FGTS.

Há algum plano de se taxar o saque do FGTS em 35% e qual a taxa paga?

Não e nem pode. Como um benefício relativo a um ganho que já teve imposto incidido (o salário), não é possível que se cobre taxas sobre os lucros do fundo. No momento, a taxa paga é, inclusive, zero.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Haddad e Lula tenha decidido que vão cobrar uma taxa de 35% no valor do FGTS. Trata-se de uma fake que surgiu de uma distorção de uma medida da Caixa sobre os lucros obtidos pelo fundo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 15/08/2024