Boato – O presidente da Argentina, Javier Milei, teve um surto psicótico e sujou as calças durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

Análise

Agora, no final de 2024, tem circulado uma história que aponta para algo que teria ocorrido com o presidente da Argentina, Javier Milei, na cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro.

De acordo com as mensagens, Milei teria se descompensado psicologicamente após uma discussão com os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Gabriel Boric (Chile), e que isso teria resultado em um incidente constrangedor. Ele teria sujado as calças no acidente em questão. Leia a mensagem que circula junto com a imagem do suposto momento:

Milei literalmente cagou na cúpula do G20 realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Foi depois de uma forte discussão que teve com os presidentes da Colômbia, Petro, e do Chile, Boric. Ele teve um ataque psicótico e fez cocô!

Checagem

A história de que o presidente da Argentina teria tido um ataque psicótico e sujado as calças durante o G20 é falsa. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Milei sujou as calças durante a cúpula do G20 após discutir com Petro e Boric? 2) De onde surgiu a imagem de Milei descompensado? 3) Como o presidente da Argentina agiu no G20?

Milei sujou as calças durante a cúpula do G20 após discutir com Petro e Boric?

Não. A história em questão não condiz com o que ocorreu durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Mais do que isso: a forma que a imagem foi criada denota que se trata de uma fake news.

De onde surgiu a imagem de Milei descompensado?

Uma das principais “provas” compartilhadas foi uma imagem dele supostamente descontrolado. No entanto, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA), conforme apontado pela plataforma Chequeado. Não consta qualquer informação real ou imagem que mostre Javier Milei daquela forma.

Como o presidente da Argentina agiu no G20?

Javier Milei marcou presença na cúpula do G20 e participou de reuniões e diálogos importantes com outros líderes. Fontes confiáveis, como Veja e G1, relatam que, embora divergências ideológicas com alguns líderes tenham sido evidentes, ele agiu de forma protocolar e manteve postura diplomática.

Conclusão

Fake news ❌

A história de que Javier Milei teria protagonizado um escândalo na cúpula do G20 é falsa. Não houve as discussões em questão no G20 e a imagem que viralizou foi criada com o uso de inteligência artificial.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 22/12/2024