Falsa Informação – O FBI não descobriu o mandante do atentado contra Donald Trump.

Análise

Uma teoria da conspiração relacionada ao ataque contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está ganhando força em um vídeo publicado em português.

De acordo com o conteúdo, o FBI teria descoberto que o atentado contra Donald Trump teve um mandante. Ele seria Joaquin Castro, um deputado do partido Democrata e aliado de Joe Biden. A mensagem aponta também que Biden estaria envolvido no crime. Leia a mensagem e a transcrição do arquivo:

Mensagem: Descobriram o Suspeito de ser o mandante do crime contra Trump. Um dia após a tentativa de assassinato de Donald Trump já descobriram os mandantes. Muito longe do Brasil que até hoje tudo é uma incógnita. Quer dizer não podemos falar.

Transcrição: O diretor-geral do FBI, Christopher Wray, descobriu que o assassino abatido pelos agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos, que fazia a proteção de Donald Trump, já descobriu que o homem que atirou matando duas pessoas foi contratado por um deputado do partido de Biden. Joaquim Castro, deputado do Partido Democrata é o nome, segundo o relatório do FBI, que investigou uma empresa que fez repasses financeiros para a conta bancária do assassino, cujo proprietário seria Joaquim Castro, dono de uma offshore no exterior que utiliza para fazer pagamentos ilícitos.

O deputado norte-americano também é acusado pelo FBI de ter ligações com a máfia, uma investigação recente, suspeita que pelo menos três empresas de propriedade de Joaquim são usadas para lavar dinheiro para a máfia. Claramente, o deputado esquerdista teria interesse na morte de Trump, pois com a volta à Casa Branca de Donald Trump, complicaria a vida de Castro no Congresso norte-americano, do qual já foi instaurado o processo para afastar o deputado que contratou um assassino para matar Trump. O diretor-geral do FBI, indicado ao cargo de chefe da maior agência de investigação do mundo, pelo presidente Donald Trump, ofereceu total apoio da agência para corroborar as denúncias apresentadas por Elon Musk.

Checagem

O conteúdo não demorou a se espalhar em redes sociais. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O FBI descobriu que o deputado Joaquin Castro é o mandante do atentado contra Trump? 2) Houve algum mandante do atentado contra Trump? 3) Biden tem alguma relação com o mando do crime?

O FBI descobriu que o deputado Joaquin Castro é o mandante do atentado contra Trump?

Não. O vídeo que falou sobre o assunto surgiu em um canal do YouTube que sempre publica notícias falsas sobre grandes operações da polícia (muitas delas com ataques a Alexandre de Moraes). Assim como em outros casos, a história e o nome de Joaquin Castro foram tirados do nada). Não há nada em fontes confiáveis sobre a tal investigação e as investigações do caso não apontam para isso.

Houve algum mandante do atentado contra Trump?

As investigações estão em caráter preliminar. Porém, não há nada que aponte que o crime tenha sido encomendado. As investigações apontam para algo uma ação de lobo solitário (quando uma pessoa age sozinha). A lógica também aponta para isso. Toda a ação do atirador Thomas Matthew Crooks é praticamente um suicida. É improvável que uma pessoa tentasse se expor à morte profissionalmente.

Biden tem alguma relação com o mando do crime?

Não. Mais uma vez, a lógica depõe contra isso. Um evento como esse só piora a situação de Joe Biden na corrida eleitoral dos Estados Unidos (situação que, aliás, não está nada boa). Donald Trump sai da situação como um mártir. Mesmo que ele tivesse sido vitimado, seriam grandes as chances de eleger um sucessor.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tenha havido qualquer tipo de armação no caso do atentado contra Donald Trump. Trata-se de uma acusação sem nenhuma lógica ou lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 16/07/2024