Boato – Os planos de saúde vão ter um aumento de 30% por causa da reforma tributária.
Análise
A mistura da aprovação do texto da reforma tributária na Câmara somada à autorização para reajustes de planos de saúde está fazendo com que mensagens em redes sociais apontem para um suposto “aumento absurdo”.
Os textos apontam que o governo Lula teria autorizado (em alguns casos com a reforma tributária, em outros não) o aumento de 30% no valor dos planos de saúde. Leia uma das mensagens que circulam na internet:
Lalau deu um ROMB@, COMPROU TODO MUNDO AGORA PRA SAIR AUMENTANDO TUDO, Só O PLANO DE SAÚDE VAI TER UM AUMENTO DE 30% BRASIL COM IMPOSTOS MAIS CARA DO MUNDO
Checagem
O conteúdo tem gerado muita repercussão na internet, principalmente, claro, em quem não nutre simpatia pelo governo atual. Para fazer a checagem, vamos responder às seguintes questões para você: 1) É verdade que os planos de saúde vão aumentar 30% após a reforma tributária? 2) Qual é o aumento real dos planos de saúde em 2024? 3) A reforma tributária vai impactar no aumento do produto?
É verdade que os planos de saúde vão aumentar 30% após a reforma tributária?
Não há nada que preveja isto. Parte das mensagens estão surgindo de uma confusão relacionada a planos de saúde na reforma. Não há nenhuma previsão de alíquota de 30% (ou aumento neste índice) deste produto em questão. Na realidade, a reforma tributária prevê uma alíquota de menos 60% do valor do imposto único (que deve ficar em 26,5%). Os planos para pets terão uma redução de 30% (o que pode ter gerado a origem do número).
Qual é o aumento real dos planos de saúde em 2024?
Neste caso, estamos falando de outra coisa. Todos os anos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina quanto é o aumento permitido para planos de saúde individuais. O aumento permitido neste ano é de 6,91%. Isso não significa que o aumento será neste valor. Falamos isso porque o aumento de planos coletivos pode ultrapassar este índice.
A reforma tributária vai impactar no aumento do produto?
Não é possível ter certeza disso, mas tudo indica que sim, de forma suave. Hoje o imposto pago para planos de saúde é de 8% a 9%. Caso a alíquota reduzida do imposto único seja aprovada, o valor ficará em cerca de 10,6%. Ou seja: será cobrado mais imposto, mas não 30%.
Conclusão
Boato sem comprovação
Não há nenhuma prova ou indício que os planos de saúde vão ser reajustados em 30%. Nem o aumento definido pela ANS tampouco a reforma tributária apontam para isso. Neste caso, o nosso veredito fica em “boato sem comprovação”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).