Os gastos crescentes de turistas estrangeiros no Brasil levaram o país a alcançar, no primeiro semestre de 2024, um novo recorde histórico, que ultrapassa o registrado em 2014, quando houve a Copa do Mundo. Na primeira metade daquele ano, os gastos de turistas internacionais no país chegaram a U$ 3,5 bilhões. Agora, a cifra saltou para U$ 3,7 bilhões. São mais US$ 200 milhões que entraram para a economia do país.
Dados divulgados pelo Banco Central revelam, ainda, que o resultado obtido nos seis primeiros meses de 2024 é 15,6% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho de 2023 os estrangeiros deixaram por aqui cerca de U$ 3,2 bilhões, equivalente a R$ 18,2 bilhões.
Boa parte dos turistas internacionais vem de países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, entre outros. Mais de 600 mil norte-americanos visitaram o Brasil, em 2023. E da Europa o Brasil recebeu visitantes de países como França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido. Assim, o turismo brasileiro retoma seu potencial, torna-se atraente e deixa para trás seu passado recente de pária mundial.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que este resultado é fruto de um trabalho conjunto, de toda a equipe do turismo, para promover os destinos brasileiros no mercado internacional. Afirma, ainda, o dirigente da Empresa que “quando falamos dessa arrecadação histórica, falamos em geração de emprego e renda em todo o país, construindo uma economia que valoriza nossa cultura e gera sustentabilidade ambiental”.
Leia mais: Efeito Lula: Brasil registra explosão de pedidos de residência para trabalho
Além do trabalho exitoso da Embratur, contribuem para este recorde histórico de viajantes do exterior para o Brasil o aumento dos voos que conectam o país com o mundo para ampliar o alcance no mercado internacional. Para foi criado o PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), com atuação em parceria com o Ministério do Turismo e de Portos e Aeroportos.
Para Marcelo Freixo, o país colhe, agora, os frutos da reconstrução da imagem do Brasil no exterior e afirma que: “nosso trabalho é mostrar para o mundo a diversidade de destinos e experiências que temos em nosso país”. E conclui: “as pessoas estão vindo para cá para conhecer o que temos a oferecer e contando lá fora as experiências positivas que viveram por aqui”.
Da Redação