O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante debate nesta quinta (27) contra Donald Trump. Foto: Mario Tama/Getty Images

O desempenho do presidente Joe Biden no primeiro debate eleitoral com Donald Trump foi considerado “desastroso” e “doloroso” por membros do Partido Democrata. Candidato à reeleição, ele estava com a voz rouca por conta de um resfriado e falava de forma hesitante e muitas vezes desconexa.

O desempenho do democrata no debate gerou preocupações sobre sua capacidade de ocupar a Casa Branca por mais quatro anos, já que ele tem 81 anos. Alguns membros do partido têm defendido sua substituição por um outro político na disputa.

“Acho que você ouvirá discussões, que não sei se levarão à alguma coisa, mas haverá discussões sobre se ele deve continuar”, afirmou David Axelrod, antigo estrategista da campanha de Barack Obama, à CNN.

O debate foi marcado por diversas falas sem sentido do atual presidente dos EUA e um momento em que simplesmente travou ao falar do Medicare, sistema de planos de saúde administrado pelo governo americano. Ao ser questionado sobre o tema, ele se mostrou confuso e não conseguiu concluir o raciocínio.

“A covid… Desculpe, lidar com tudo o que temos que fazer com… E se finalmente vencermos o Medicare”, afirmou Biden, sendo interrompido logo na sequência.

Kate Bedingfield, ex-diretora de comunicação da Casa Branca durante os primeiros anos de seu governo, afirmou que sua atuação no debate “foi decepcionante”. Na imprensa americana, cresceram os pedidos para que o democrata desista da disputa e o colunista Thomas Friedman, do New York Times, sugeriu que ele “reconheça que não está apto para um segundo mandato”.

Membros do partido agora temem que seu desempenho nas pesquisas possa afundar. Diversos levantamentos mostraram resultados apertados entre os candidatos desde o início do ano. Às vésperas do debate, uma sondagem da Gallup feita entre os dias 3 e 23 de junho mostrou que Trump (46%) tinha uma avaliação geral superior à de Biden (37%).

Uma pesquisa realizada pela CNN, que promoveu o debate desta quinta (27), mostrou que ao menos 5% dos eleitores que acompanharam o evento devem mudar seu voto nas eleições. Entre os telespectadores, 48% afirmam que Trump saiu “vencedor” e só 23% enxergam uma vitória de Biden.

Chegamos ao Blue Sky,clique neste link

Siga nossa nova conta no X,clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp,clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024