Deputados do PSOL protocolaram nesta quinta-feira 27 na Procuradoria-Geral da República uma representação contra o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) por exaltar a tentativa fracassada de golpe na Bolívia, na quarta-feira 26.

O bolsonarista, ex-ministro do Meio Ambiente, publicou no X: “En Bolívia las melancias tienen cojones…”. Em tradução livre, a mensagem seria: “Na Bolívia, as melancias têm colhões”. Na extrema-direita, “melancia” é um termo pejorativo para se referir a militares.

Ainda na quarta-feira, autoridades bolivianas prenderam o general Juan José Zúñiga e o vice-almirante Juan Arnez, ex-comandantes do Exército e da Marinha, respectivamente, acusados de liderar a tentativa de golpe. Para os deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP), Salles praticou incitação ao crime, uma conduta “incompatível com os preceitos básicos da Constituição”.

“Exaltando o rompimento da ordem constitucional democrática – com o incitamento ao ódio e o encorajando de outros atos de violência -, o representado atenta gravemente contra princípios fundamentais ao Estado de Direito, atentando contra o próprio regime democrático”, diz a representação.

Os autores da peça pedem a abertura de um inquérito criminal, a responsabilização posterior de Salles, a inclusão dele no inquérito do Supremo Tribunal Federal sobre atos antidemocráticos e o afastamento de seu mandato de deputado.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024