Deputados do PCdoB criticaram duramente nesta quarta-feira (16) a ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o PIX. O sistema brasileiro de pagamentos instantâneos está sendo alvo de investigação nos EUA, sob a acusação de representar uma “prática desleal de comércio” — com menções até ao comércio popular da Rua 25 de Março, em São Paulo.
“Era só o que faltava. Trump, queridão de Bolsonaro, contra o PIX e até o tradicional comércio da 25 de Março. Acabar com o PIX, Bolsonaro? Que fase!”, reagiu o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). “É o cúmulo do absurdo: tarifa de 50% nos nossos produtos e agora implicância com o PIX e com a 25 de Março. Parece piada, mas é ataque à nossa soberania”, completou o parlamentar.
Para Jerry, a iniciativa vai além de uma disputa comercial. “É uma tentativa de enfraquecer um instrumento que democratizou o acesso aos meios de pagamento no país. Trump, tire as mãos do nosso PIX da 25 de Março. Vá cuidar dos problemas dos Estados Unidos e deixe o Brasil em paz. Aqui, a gente defende o país de verdade. Sem Trump, com PIX”, declarou o congressista.
Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Bolsonaro é a desculpa “esfarrapada” que Trump usa para atacar o Brasil. “Os EUA abriram investigação comercial contra o Brasil porque nossa autonomia como país democrático e a liderança nos Brics estão incomodando! Trump quer destruir o PIX e meter a mão nos dados privados dos brasileiros, entre outros absurdos que mais uma vez ferem nossa soberania, para beneficiar gigantes do crédito e big techs americanas. E a extrema direita brasileira aplaude mais essa agressão. Os falsos patriotas bolsonaristas não ligam para prejudicar a população brasileira, desde que seu “mito” escape da prisão. Mas não adianta tentar frear a História! O Sul Global avança e Jair Bolsonaro já foi condenado pela PGR. Sua prisão é questão de tempo e Justiça. SEM ANISTIA”, declarou.
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também se manifestou sobre o caso. “Primeiro foi o tarifaço de 50% contra o Brasil, agora Trump quer acabar com o PIX. Tudo para salvar Bolsonaro. Chega de entreguismo. Defender o PIX é defender o Brasil, a soberania nacional e o povo brasileiro!”, disse.