Deputado Reimont sustenta que Câmara deve manter projeto do novo ensino médio na forma em que foi recebido do Senado.

“Vamos travar uma batalha na Câmara Federal para garantir a manutenção do texto sobre o novo ensino médio aprovado pelo Senado, pois estamos em uma disputa de projeto. Não será uma tarefa fácil, mas temos condições de melhorar significativamente o ensino médio. A educação que desejamos é libertadora, no sentido de que uma política pública forte, que precisa estar ancorada nesse projeto que está no Senado e não no projeto (da Câmara) que surgiu do golpe de 2016”.

A análise é do deputado federal Reimont (PT-MG), coordenador do núcleo de educação da bancada do PT no Congresso, em entrevista nesta quarta-feira (3) ao Café PT, da TvPT, que abordou também os grandes avanços na educação em apenas um ano e meio de governo Lula, como o Pé-de-Meia, que se integra no novo ensino médio.

Leia mais: Lula anuncia R$ 3,9 bi para educação em SP: “Agora a universidade pública é do povo brasileiro”

As mudanças mais importantes no projeto, segundo Reimont, são o aumento da carga horária mínima de 2.400 horas para formação básica, que estava muito reduzida; a revogação dos itinerários formativos, o fim dos chamados cursos de qualificação mais conhecidos como caça-níqueis – de curta duração e baixa qualidade; a prioridade de matrícula para alunos vinculados ao programa Pé de Meia, uma grande sacada do presidente Lula, na opinião do deputado.

“A gente começa a adequar essas políticas que o presidente Lula faz no seu terceiro mandato como, por exemplo, o Pé de Meia, a questão da educação técnica e tecnológica, o aumento dos institutos federais, então a gente começa a lincar o ensino médio, a vida da juventude, com esta realidade que a gente agora quer construir ou reconstruir no Brasil, que é uma educação ampliada e integrada com o povo brasileiro”, assinalou.

Leia mais: Governo Lula encaminha PL do novo PNE ao Congresso Nacional

Da Redação

Artigo Anterior

Comissão aprovou orientações para implementação de infraestruturas públicas na política de desenvolvimento urbano

Próximo Artigo

Fenafisco participa da última reunião do Grupo de Trabalho para estabelecer normas do Comitê Gestor do IBS

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!