O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) cobrou nesta terça-feira (7) que o representante da Meta no Brasil seja convocado a prestar explicações na Câmara dos Deputados sobre o anúncio feito pelo empresário Mark Zuckerberg.
“Teremos que convidar o/a representante da Meta no Brasil para explicar na Câmara dos Deputados em detalhes o que significa o anúncio de Mark Zuckerberg sobre as novas regras da sua plataforma, que tem no Instagram mais de 134 milhões de usuários brasileiros e mais de 112 milhões no Facebook”, escreveu o parlamentar no X (antigo Twitter).
Teremos que convidar o/a representante da @Meta no Brasil para explicar na @camaradeputados em detalhes o que significa o anúncio de Mark Zuckerberg @finkd sobre as novas regras da sua plataforma, que tem no Instagram mais de 134 milhões de usuários brasileiros e mais de 112… pic.twitter.com/lyUX17y3UR
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) January 7, 2025
Mais cedo, a Meta anunciou o encerramento de seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos e a substituição por um sistema de “Notas da Comunidade”, semelhante ao utilizado pelo X. A Meta é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Zuckerberg disse que “é hora de voltar às nossas raízes em relação à liberdade de expressão”.
O empresário ainda acusou os países latino-americanos de terem “tribunais secretos” para ordenar a retirada de publicações nas redes “silenciosamente”. No entanto, Zuckerberg não apresentou provas nem forneceu mais detalhes sobre as acusações.