O deputado federal João Daniel (PT-SE) enviou um ofício ao Ministério da Justiça e ao Ministério das Relações Exteriores solicitando informações sobre a retenção do palestino Muslim Abuumar Rajaa e sua família pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Daniel afirma que, segundo informações extraoficiais, há alegações de que o cidadão palestino teria vínculo com supostos grupos terroristas, mas não há provas, documentos ou ofícios que comprovem essas alegações.
“Além disso, temos conhecimento de que o senhor Muslim está acompanhado de sua esposa grávida e que há a possibilidade de ele ser extraditado, enquanto ela permanece em solo brasileiro. Essa situação representa uma afronta aos direitos humanos“, escreveu Daniel.
O deputado acrescenta que a família é natural da Malásia, país onde Muslim reside.
A Polícia Federal pediu a repatriação de Muslim, sua esposa, seu filho de cinco anos e sua sogra. A solicitação partiu do Departamento Antiterrorismo da corporação em Brasília.
O Instituto Brasil-Palestina conseguiu um mandado de segurança que determina que a PF tem 24 horas para apresentar provas.
A Polícia Federal não se manifestou sobre o caso até o início deste domingo. O espaço segue aberto.