Durante a 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió, ontem (2/7), a deputada Carol Dartora (PT-PR) se encontrou com a médica e deputada federal Salimato Sanha, da Guiné-Bissau, para discutir um acordo de cooperação nas áreas de educação, saúde e comércio. As parlamentares, no encontro, ressaltaram a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento social, acadêmico, cultural e econômico de ambos os países.

No âmbito da educação foram debatidas possibilidades de intercâmbio e cooperação acadêmica entre Brasil e Guiné-Bissau. “Discutimos a troca de estudantes e pesquisadores, especialmente focando nas pesquisadoras negras, além da participação no evento ‘Pretas Acadêmicas’ durante o Julho das Pretas”, afirmou Dartora.

Saúde

Já na área da saúde, a cooperação foi destacada como um ponto crucial, com foco na saúde da população negra. “Salimato Sanha, como profissional da saúde e parlamentar, está comprometida em colaborar conosco, pensando na saúde da população negra”, destacou Carol Dartora. Essa parceria busca abordar desafios comuns e melhorar o atendimento médico por meio da troca de experiências e conhecimentos.

O comércio também foi um tema central na reunião, com discussões sobre a valorização e importação da cultura africana para o Brasil. “Queremos trazer mais da cultura africana para cá, valorizando artistas e obras, bem como promover o letramento racial e o combate ao racismo a partir do acesso à cultura”, disse Dartora.

Países africanos

Para Carol Dartora, o encontro foi profícuo e importante para fortalecer a troca de conhecimento e a reaproximação dos países africanos. Além disso, promover a aliança entre as parlamentares mulheres. “Em vários países, enfrentamos o desafio de alcançar e cuidar das questões de gênero”, considerou Dartora. A reunião não só reforçou a cooperação bilateral, mas também destacou a importância da solidariedade entre mulheres parlamentares na luta por igualdade e justiça social.

Assessoria de Comunicação deputada Carol Dartora

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/07/2024