Em pronunciamentos na Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (20/2), parlamentares petistas destacaram a gravidade das denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na última terça-feira (18), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus 33 aliados golpistas. Os petistas reforçaram a necessidade de justiça e criticaram qualquer tentativa de anistia para os envolvidos em planos golpistas.

Leia mais: PGR denuncia 34 pessoas por atos contra o Estado Democrático de Direito

Ameaça à democracia

Deputada Erika Kokay na tribuna
Deputada Erika Kokay. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que a democracia brasileira foi sistematicamente “testada e corroída” durante o governo Bolsonaro. “Desde o primeiro dia, ele testou as instituições. Vimos tanques na frente do Congresso, em uma tentativa de intimidação quando votávamos o voto impresso. Tivemos tentativas de fechar o Supremo e ataques ao sistema eleitoral”, relembrou.

Erika citou as denúncias de uso ilegal de recursos públicos, como as joias trazidas ao País de forma clandestina, e a tentativa de golpe. “Houve uma articulação clara. Não foram atos isolados. As joias somavam cerca de 80 mil dólares, valor roubado do patrimônio da própria nação. Motociatas também foram financiadas com dinheiro público. O país não pode permitir que isso se naturalize”, disse. Kokay enfatizou ainda a gravidade da situação. “Houve uma articulação, é isso que está sendo desnudado para todo mundo. O Brasil exige respeito e democracia”, concluiu.

Bolsonaro denunciado

Deputado Vicentinho na tribuna
Deputado Vicentinho. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Sobre as denúncias contra Bolsonaro, o deputado federal Vicentinho (PT-SP) afirmou que são baseadas em provas sólidas. “A Polícia Federal entregou 272 páginas de provas ao Ministério Público. Eu li cada uma delas, e a coisa é séria”, disse. O parlamentar também apontou outras acusações ao inelegível como: a negligência com o povo brasileiro durante a pandemia, roubo de joias e a quebra de soberania nacional. Com isso, Vicentinho aproveitou para criticar os pedidos de anistia para os envolvidos. “Essa conversa de anistia é para boi dormir e para o povo acordar. Não vamos permitir que golpistas fiquem impunes”, declarou.

 

Justiça sem anistia

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) reforçou a gravidade das denúncias contra Bolsonaro e seus aliados. “Não adianta tentar desviar a atenção do povo brasileiro. As acusações são gravíssimas: organização criminosa, tentativa de golpe e plano para assassinar autoridades”, enfatizou o parlamentar.

Salomão afirmou que todo o processo legal será respeitado, mas espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme as acusações. “Tramaram um plano para matar o Presidente Lula, o Vice-presidente Alkmin e o ministro Alexandre de Moraes”, declarou. O parlamentar também destacou a importância de se fazer justiça para fortalecer a democracia. “Essa gente precisa ser presa. Sem anistia para golpistas”, enfatizou. “O Brasil não pode aceitar que atos como esses fiquem impunes”, encerrou.

 

Leia mais: Petistas querem Bolsonaro preso

 

Elisa Alexandre

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/02/2025