
Após a mais recente pesquisa Datafolha indicar um cenário preocupante para o governo, parlamentares do PT enxergam na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um suposto plano golpista durante a gestão de Jair Bolsonaro uma oportunidade para conter a queda na popularidade do presidente Lula. Com informações da CNN.
O vice-líder do governo na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), disse que a pesquisa, que aponta a menor aprovação de Lula em seus três mandatos (24%), será analisada com mais profundidade nos próximos dias. Entretanto, já há um entendimento preliminar de que a base governista precisa intensificar a disputa narrativa contra a oposição.

“A pesquisa indica que precisamos fortalecer o embate político. A denúncia da PGR será um fator que impulsionará essa disputa. Devemos estar preparados, pois trata-se de um tema central para a defesa da democracia”, declarou Correia.
Outro vice-líder do governo, Alencar Santana (PT-SP), reforçou a percepção de que a denúncia abrirá uma janela de oportunidade para fortalecer a comunicação governista. “Se a denúncia for oficializada, precisaremos esclarecer à população sua real importância. É um tema de grande relevância”, afirmou.
Desde a chegada de Sidônio Palmeira ao comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governo tem adotado uma postura mais ativa na divulgação de suas ações. “O presidente intensificou suas viagens pelo país e mobilizou seus ministros para disseminar os feitos da gestão”, acrescentou Santana.
A expectativa é que a PGR apresente a primeira denúncia sobre o golpe até o final do mês, com julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) previsto para este ano.
Impacto econômico
Parlamentares destacam que a economia brasileira segue aquecida, com crescimento na atividade econômica e geração de empregos. No entanto, reconhecem que a alta nos preços, especialmente dos alimentos, ainda preocupa e precisa ser combatida.
Medidas recentes, como a ampliação da gratuidade de medicamentos no programa Farmácia Popular, o programa “Gás para Todos” e a iniciativa “Desenrola Rural”, são apontadas como ações que podem fortalecer o poder de compra dos brasileiros e minimizar a queda de popularidade do governo.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo