A deputada federal Denise Pessôa (RS-PT) estabeleceu uma agenda estratégica em Brasília para transformar o programa gaúcho “Nenhuma Casa sem Banheiro” em uma política nacional do governo federal. Iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o projeto foi apresentado em reuniões com a entidade e representantes do Ministério das Cidades e da Casa Civil, entre os dias 18 e 19 deste mês.
A arquiteta e urbanista Denise Pessôa destaca que se encantou pela arquitetura pela possibilidade de transformar vidas, e que a profissão aliada a política pode garantir mais dignidade especialmente a quem mais precisa. “O programa Nenhuma Casa sem Banheiro leva qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade. O sucesso do programa no Rio Grande do Sul mostra que ele pode ser replicado em todo o Brasil”, afirmou a deputada.
Ela ressalta que a finalidade é “construir uma política pública nacional que garanta banheiros e condições de higiene a milhares de famílias em todo o país, reforçando o compromisso com justiça social. Fiz arquitetura para ajudar as pessoas, e o ‘Nenhuma Casa sem Banheiro’ é um exemplo de como políticas públicas bem planejadas podem transformar realidades. Dignidade começa pelo básico”, enfatizou Denise Pessôa.
No Ministério das Cidades, participaram do encontro o Secretário Executivo Hailton Madureira, a assessora técnica, Carolina Brito, a Presidente do CAU/RS, Andréa Larruscahim Hamilton Ilha, o vice-presidente Fausto Henrique Steffen, o Conselheiro Federal, Carlos Eduardo Mesquita Pedone e a Suplente do Conselheiro Federal, Inês Martina Lersch. Na Casa Civil, a deputada e os representantes do CAU/RS foram recebidos pelo assessor especial Leandro Brito Lemos, pela assessora técnica Maria Isabel Sobreira Lucena e pelo chefe da assessoria especial do ministro Norberto Temoteo de Queiroz.
Da Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa