Alguns dos principais nomes do Partido Democrata deram seu apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos após a desistência do presidente Joe Biden neste domingo.
Reportagem do site Politico destaca os endossos de diversos governadores à candidatura de Kamala, como Gretchen Whitmer (Michigan), Wes Moore (Maryland), Andy Beshear (Kentucky) e JB Pritzker (Illinois).
Até mesmo nomes cotados para a disputa, como dos governadores Josh Shapiro (Pensilvânia) e Gavin Newsom (Califórnia) e do secretário de Transportes Pete Buttigieg, vieram a público referendar seu apoio à atual vice-presidente.
A rápida demonstração de apoio ao nome de Kamala também foi um sinal de força dos democratas após semanas de pressão em torno de uma eventual renúncia de Biden após o desastroso primeiro debate presidencial realizado em junho.
Outro ponto que destaca o apoio à Kamala foi o depósito de US$ 150 milhões que alguns dos principais doadores democratas fizeram ao Future Forward, o comitê de ação política aberto com o aval de Biden, nas 24 horas desde que o presidente desistiu da disputa.
Diante disso, tudo indica que a disputa agora envolve a segunda vaga na chapa – e pelo menos duas pessoas sinalizaram que já tiveram contato com a futura candidata democrata: Roy Cooper, governador da Carolina do Norte, e Andy Beshear.