Dezenas de democratas da Câmara estão organizando um plano para se manifestar contra a iniciativa de seu próprio partido de garantir a nomeação do presidente Joe Biden antes do planejado originalmente, o que, segundo eles, sufoca o intenso debate em andamento sobre sua candidatura, de acordo com um legislador envolvido na iniciativa.

Uma carta rascunhada, distribuída pelo deputado Jared Huffman (D-Califórnia) e obtida pelo POLITICO, oferece o primeiro sinal público dos democratas desde a tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump no fim de semana de que dezenas de seus próprios membros continuam profundamente inseguros sobre o futuro da candidatura de Biden.

“É uma jogada muito ruim do DNC. Alguém acha que é uma maneira inteligente de bloquear o debate e, eu acho, por força de pura força, alcançar a unidade, mas não funciona assim”, disse Huffman em uma entrevista. Ele se recusou a confirmar a existência de uma carta.

A missiva deste grupo de democratas não pede especificamente que Biden deixe a corrida — e, de fato, afirma especificamente que representa um “espectro” de visões. Mesmo assim, muitos democratas que têm implorado privadamente para que mais de seus colegas peçam a Biden para encerrar sua campanha viram isso como um momento potencialmente decisivo após semanas de discussões principalmente privadas sobre o dilema do partido.

A pressão por um novo indicado — que havia sido efetivamente congelada pelo tiroteio do último fim de semana — voltou à vista do público, e os democratas da Câmara agora parecem estar se organizando seriamente pela primeira vez. Há também um prazo claro para tomar medidas que vários democratas disseram em particular que esperavam que pressionasse seus líderes, como o líder da minoria da Câmara Hakeem Jeffries ou a ex-presidente Nancy Pelosi, a tomar medidas mais decisivas eles próprios.

Um rascunho da carta, que foi relatado pela primeira vez pelo The New York Times, insta os membros do DNC a não realizarem uma chamada virtual, em vez do horário habitual durante a convenção em Chicago no final do mês que vem. Ele insiste que não há “nenhuma justificativa legal para essa ação extraordinária e sem precedentes que efetivamente aceleraria o processo de nomeação em quase um mês”.

O texto continua sugerindo que alguns dos signatários pediram que Biden se afastasse e outros não, mas “todos nós, no entanto, concordamos que sufocar o debate e encerrar prematuramente qualquer possível mudança na chapa democrata por meio de uma ‘chamada virtual’ desnecessária e sem precedentes nos próximos dias é uma péssima ideia”, continua a carta.

“Isso poderia minar profundamente o moral e a unidade dos democratas — desde delegados, voluntários, organizadores de base e doadores até eleitores comuns — no pior momento possível.”

A medida ocorre três dias antes da reunião programada do comitê de regras da Convenção Nacional Democrata, quando eles devem votar a criação das regras e datas para uma votação nominal virtual.

Essa chamada virtual foi inicialmente autorizada para resolver problemas de acesso à cédula em Ohio, que havia definido seu prazo de votação para 7 de agosto. Mas o governador de Ohio, Mike DeWine, assinou uma lei que mudou a data para 23 de agosto, um dia após o término da convenção do DNC. Mas alguns democratas argumentaram que, como a lei não entra em vigor até 1º de setembro, os republicanos ainda poderiam se mover para manter o indicado do partido fora da cédula, eles disseram.

“O trem partiu da estação, então a única maneira de expressar isso é em uma emenda às regras [da convenção] [comitê] na sexta-feira. Mas você não pode fazer isso pela imprensa”, disse Donna Brazile, ex-presidente do DNC.

Mas Brazile argumentou que o DNC fez isso de boa-fé, acrescentando que eles “tomaram essa decisão depois de sabermos sobre as ações nefastas [de estados], incluindo Ohio, então por que colocaríamos a liberdade do Partido Democrata nas mãos de alguns atores nefastos?”

“A sugestão de que o cronograma para a chamada virtual foi acelerado é falsa”, disse o presidente do DNC, Jaime Harrison, em uma declaração. “O cronograma para o processo de chamada virtual continua dentro do cronograma e inalterado desde quando o DNC tomou essa decisão em maio.”

Não está claro se a carta levará mais democratas a expressarem suas preocupações sobre a elegibilidade de Biden — em vez de suas preocupações sobre o processo de indicação do partido.

“Parecia que a represa estava prestes a romper” antes da noite de sábado, disse um legislador democrata preocupado com Biden, a quem foi concedido anonimato para discutir o esforço. “Todos apropriadamente deram um passo para trás, a válvula de pressão foi um pouco liberada. Todos sabíamos que levaria apenas alguns dias até que essa energia retornasse.”

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 17/07/2024