Dembélé e Bonmatí recebem o prêmio ‘The Best’, da Fifa

Já premiados com a Bola de Ouro em setembro, o atacante francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, e a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, receberam nesta terça-feira 16 os troféus de melhores jogadores na cerimônia The Best da Fifa, em Doha, no Catar.

Dembélé, de 28 anos, foi o sexto francês a receber a Bola de Ouro, depois de conquistar a primeira a primeira Liga dos Campeões da história do PSG.

“Gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipe. O trabalho dá seus frutos, foi um ano fantástico para mim, tanto individualmente quanto coletivamente”, reagiu após a cerimônia.

A entrega do prêmio ocorreu na véspera da final da Copa Intercontinental, entre PSG e Flamengo, que será disputada também no Catar.

Por sua vez, Aitana Bonmatí, peça fundamental da seleção espanhola e do Barça, levou o troféu The Best pelo terceiro ano consecutivo, meses depois de receber sua terceira Bola de Ouro, apesar de ter perdido as finais da Liga dos Campeões e da Eurocopa.

“Estou grata por receber o prêmio, fui escolhida pelos jogadores, treinadores e torcedores e vou aproveitá-lo ao máximo”, declarou Bonmatí no site da Fifa.

Na categoria de treinadores, o espanhol Luis Enrique, do PSG, recebeu o prêmio superando o alemão Hansi Flick, do Barcelona, e o holandês Arne Slot, do Liverpool.

Na categoria feminina também não houve surpresas, com o prêmio indo para a holandesa Sarina Wiegman, treinadora da seleção inglesa, que neste ano conquistou sua terceira Euro consecutiva (2017 com a Holanda, 2022 e 2025 com a Inglaterra).

Os goleiros também foram premiados: o italiano Gianluigi Donnarumma, atualmente no Manchester City, foi reconhecido por sua ótima temporada com o PSG, enquanto a inglesa Hannah Hampton, do Chelsea e campeã da Euro 2025, levou para casa o troféu feminino.

Já o Prêmio Puskás, dado para o gol mais bonito do ano no futebol masculino, foi para o argentino Santiago Montiel, do Independiente de Avellaneda, que marcou de bicicleta contra o Independiente Rivadavia em maio, pelo Campeonato Argentino.

No feminino, o Prêmio Marta ficou com a mexicana Lizbeth Ovalle, hoje jogadora do Orlando Pride, pelo gol de escorpião que marcou pelo Tigres contra o Guadalajara em março.

Os premiados foram decididos pelo voto de torcedores, jornalistas especializados e de capitães e treinadores das seleções nacionais.

Artigo Anterior

Disruptores endócrinos: saiba quais substâncias podem desequilibrar seus hormônios

Próximo Artigo

Pesquisa Quaest aponta vitória de Lula sobre principais nomes da oposição em eventual 2º turno

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!