O delegado da Polícia Federal Marcelo Silva foi eleito nesta terça-feira 25 para o cargo de secretário-geral da Interpol. Resta a chancela da Assembleia-Geral da organização, em novembro.
Silva será o primeiro brasileiro a assumir o posto. Desde 2021, ele é vice-presidente da Interpol para as Américas e chefe da Diretoria de Cooperação Internacional da PF.
A Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, é a maior organização internacional policial do mundo, com escritórios em 196 países. Sediada em Lyon, na França, foi fundada em 1923. Ela fornece suporte em investigação, conhecimento e treinamento para a aplicação da lei contra três áreas principais de crime transnacional: terrorismo, crime cibernético e crime organizado.
Na avaliação dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, “a eleição do delegado Silva reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”.
Pelas redes sociais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva parabenizou Silva. “Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso País para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo.”
O mandato do delegado na chefia da organização vigorará até 2029. Será também a primeira vez, em mais de 100 anos de história, que a Interpol será comandada por um representante de um país em desenvolvimento.