O advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo da suposta trama golpista, fez críticas à postura do tenente-coronel Mauro Cid, que depôs na última segunda-feira 9 ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para Vilardi, Cid – que foi ajudante de ordens de Bolsonaro na presidência – tem “memória seletiva”.

Para Vilardi, porém, as falas de Cid podem ser benéficas para a defesa do ex-presidente, já que foram “contraditórias” e, em tese, enfraquecem a delação premiada do ex-ajudante de ordens.

“Vimos hoje [segunda] um colaborador que toda vez que é colocado numa situação de contradição, diz que esqueceu. É fácil depor quando você tem uma memória seletiva e diz ‘eu lembro disso e disso’”, criticou Vilardi. “Aí quando você entra para perguntar para ele as contradições, ele diz: ‘esqueci’”, prosseguiu. “Assim é fácil delatar”.

O advogado disse que decidiu fazer um questionamento sobre um suposto encontro com empresários no Palácio da Alvorada. A defesa apresentou gravação em que o militar descrevia pressões exercidas por empresários sobre Bolsonaro para questionar o posicionamento do Ministério da Defesa, que tinha atestado a integridade do sistema eleitoral.

“Ele [Cid] inventou uma reunião, ele esqueceu dois dias antes da reunião na casa do general Braga [Netto] um documento que ele pediu, ele também esqueceu o contexto da reunião”, apontou o advogado. “Ele esqueceu o documento que mandaram antes, ele esqueceu o documento que mandaram depois; ele disse genericamente que recebeu um documento, mas que ele recebe vários documentos. Não, ele não recebeu vários, ele recebeu um documento”.

O ex-ajudante de ordens confirmou no depoimento que o ex-presidente teve acesso ao documento conhecido como “minuta do golpe” e realizou modificações no texto. Segundo Cid, Bolsonaro teria “enxugado” o conteúdo original, que previa detenções de diversas autoridades, limitando as medidas apenas à prisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/06/2025