![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jose-mucio-monteiro-fala-direita-zangada-golpe.webp)
O coordenador do grupo Prerrogativas mandou a seguinte nota ao DCM:
Sobrou coragem, mas faltou noção!
As declarações de Múcio são estarrecedoras. Gravíssimas. Quero acreditar que sejam fruto de um equívoco superável.
Nunca houve, na história de nenhum país do mundo, uma tentativa de golpe de Estado tão fartamente documentada como a que assistimos no Brasil. Há mandantes, método, financiamento, comando… Algo que não se pode ignorar ou relativizar.
Múcio deveria, antes de se pronunciar, ler os autos e os processos do lamentável 8 de janeiro. Deveria procurar um advogado. E nem precisaria ser exatamente um bom advogado…
Múcio insultou, ainda que sem intenção, aqueles que seguem defendendo nossa democracia e nossas instituições. Insultou o Supremo Tribunal Federal e o bom senso. E, pior ainda, insultou milhares de famílias que ainda choram seus mortos e procuram os corpos daqueles que morreram lutando pela liberdade — a mesma que ele agora utiliza para passar pano para golpistas.
Vergonhoso!
A anistia não é, e jamais será, o melhor caminho para reconciliar um país ainda tão dividido pelo ódio e pela intolerância. A súplica por anistia é, na verdade, como já disse corretamente o presidente Lula, uma verdadeira e contundente confissão de culpa.
Não podemos, sob pena de repetir um passado de tantas dores e horrores, naturalizar o que ocorreu. Essa receita é um desastre. A história está aí para comprovar.
Não podemos deixar de reconhecer, entretanto, a lealdade do ministro Múcio ao presidente Lula e a importância de sua gestão na estabilização das relações do governo com as Forças Armadas.
Também não podemos deixar de reconhecer a necessidade de individualizar e diferenciar as condutas para efeito das devidas responsabilizações daqueles que participaram dos lamentáveis episódios do 8 de janeiro.
Essa é uma preocupação justa e comum a todos que defendem princípios como o devido processo legal, a presunção de inocência e o sagrado direito de defesa.
Esperamos, pois, que o ministro se some àqueles que não pretendem se omitir ou se esconder na conveniência do silêncio.
Veja o vídeo:
🚨URGENTE – Ministro da Defesa de Lula, José Múcio, defende a anistia aos presos do dia 8 e diz que, se houve um golpe, quem organizou que pague
“Este país precisa ser pacificado. Ninguém aguenta mais esse radicalismo. A gente vive atrás de culpados.” pic.twitter.com/sFF9YKzEf2
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) February 11, 2025