O movimento islamista palestino Hamas declarou que o discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no Congresso dos Estados Unidos visa enganar a comunidade internacional sobre as negociações para uma trégua na guerra de Gaza.
“O discurso de Netanyahu sobre esforços mais intensos para devolver os reféns é uma mentira absoluta e engana a opinião pública israelense, americana e internacional”, afirmou o grupo no poder em Gaza em um comunicado.
“Ele é quem desfez todos os esforços para terminar a guerra e fechar um acordo para liberar os prisioneiros, apesar dos esforços contínuos dos mediadores de nossos irmãos no Egito e no Catar”, acrescentou.
Em um discurso inflamado em Washington, Netanyahu defendeu a guerra em Gaza e a necessidade de unidade entre Estados Unidos e Israel, cujas relações se tensionaram devido ao elevado número de vítimas civis pela operação militar no território palestino.
A operação começou em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro contra o sul de Israel, no qual comandos islamistas mataram 1.197 pessoas e sequestraram outras 251.
O Exército israelense estima que 116 reféns permanecem cativos em Gaza, dos quais 44 estariam mortos.
A operação israelense na Faixa de Gaza já deixou mais de 39 mil mortos, segundo o Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.