Decisão de Motta contra projeto sobre IOF “afeta os mais pobres”, diz Lindbergh

O deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de pautar no plenário o projeto de decreto legislativo (PDL) que suspende o decreto sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para o petista, a decisão foi tomada de maneira precipitada, sem diálogo com o colégio de líderes e sem reunião prévia com parlamentares.

Lindbergh afirmou que a decisão foi tomada “com estranheza”, destacando que a sessão ocorria em um dia de sessão virtual, quando a maior parte dos deputados não está presente em Brasília para discutir o tema. “É uma temeridade do presidente Hugo Motta pautar um tema de tamanha importância sem os deputados aqui em Brasília”, declarou.

O petista pediu uma discussão mais ampla sobre o assunto e disse que a derrubada do decreto sobre o IOF pode ter consequências diretas para a execução de programas sociais, afetando a população mais pobre.

“A derrubada do decreto significará automaticamente o contingenciamento de programas sociais, afetando os mais pobres”, afirmou. Lindbergh aponta que o governo federal precisaria cortar cerca de R$ 12 bilhões do orçamento sem a medida sobre o IOF.

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A decisão de Hugo Motta de pautar o PDL pegou de surpresa tanto integrantes do Palácio do Planalto quanto deputados governistas e líderes da oposição na Câmara. O projeto apresentado pelo PL susta o decreto do governo federal que reajustou as alíquotas do IOF, uma medida que já havia sido adotada pelo Executivo para equilibrar as contas públicas.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), informou que a relatoria do PDL ficará sob a responsabilidade do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO). Com a proposta de sustar o decreto do IOF, a discussão política no Congresso se intensificou, com críticas e defesas de ambos os lados.

Artigo Anterior

Usuário da Coinbase revelou: Usando XRP para iniciar mineração em nuvem para ganhar US$ 8.135 em renda passiva por dia

Próximo Artigo

O que o Irã realmente pensa do cessar-fogo proposto por Trump?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!