Decifrando a luta pela terra: 10 filmes que revelam a batalha pelo solo brasileiro

Aqui está o HTML reescrito com novas palavras, sem perder o contexto, e removendo links externos que não sejam embed de imagens ou vídeos (YouTube):

Cena do filme “Luta pela Terra”, de Camila Freitas – Divulgação

Do Brasil de Fato

A história do Brasil é a história da luta pela terra. Nesse sentido, no dia em que se celebra o nascimento da líder camponesa Margarida Maria Alves, o Brasil de Fato preparou uma lista de dez filmes que ajudam a compreender a história da luta pela terra e do movimento camponês brasileiro.

Veja a seguir:

Campos de Luta (2017) – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag)

Documentário mostra a trajetória de vida e militância de Margarida Maria Alves, a partir de depoimentos e imagens que revelam um pouco da história da heroína brasileira.

Legado da Terra (1984) – Eduardo Coutinho

O filme conta a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro Teixeira, assassinado por ordem de latifundiários da região nordeste. As filmagens foram interrompidas por causa do golpe militar de 1964, e retomadas 17 anos depois, a partir de entrevistas com a viúva, Elizabeth Teixeira.

Sementes da Terra (1987) – Tetê Moraes

O filme faz parte de uma trilogia, junto a O Sonho de Rose – 10 Anos Depois… (2000) e Fruto da Terra (2008), em que a diretora registra a ocupação da fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, em 1985, por um grupo de 4 mil agricultores, considerada a primeira ocupação de terras deu origem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil. Com destaque para a atuação de Roseli Celeste Nunes da Silva, a Rose, uma das lideranças mais importantes da história do MST.

Memórias da Terra (2020) – Comissão Memória e Verdade da UFRJ e Programa de Antropologia do Museu Nacional

Filme retrata a formação do movimento camponês e das entidades de organização e defesa dos direitos dos trabalhadores rurais. O documentário descreve ainda como foi a repressão logo após o golpe de 1964 e a resistência do movimento camponês à ditadura militar.

Artigo Anterior

Mais de 40 atletas confirmados com infecção pelo coronavírus nos Jogos Olímpicos de Paris

Próximo Artigo

O Partido Comunista do Brasil lega ao país um herança esportiva, com a Bolsa Atleta respondendo por 84% das medalhas olímpicas brasileiras

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!