Debates, propostas e luta por direitos marcam o segundo dia do Congresso da CTB

O segundo dia do Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizado em Salvador-BA, foi marcado por intensos debates, intervenções e mesas temáticas que colocaram em foco os principais desafios para a classe trabalhadora no cenário atual.

A programação começou cedo, às 8h, com o credenciamento dos participantes. Das 9h ao meio-dia, foram registradas até 30 intervenções de representantes de diferentes categorias e regiões do país, evidenciando a pluralidade de vozes e demandas presentes no encontro.

Após o almoço, a mesa de debates abordou temas centrais para o movimento sindical. O assessor jurídico da CTB, Dr. Magnus Farkat, apresentou reflexões sobre o financiamento sindical na atualidade, destacando os impactos da retirada de recursos e os caminhos para fortalecer a sustentação das entidades. Na sequência, a Dra. Maria Rosária Barbato, doutora em Direito, fez uma análise crítica da reforma trabalhista, apontando retrocessos e estratégias de resistência.

No período da tarde, outras 30 falas foram registradas, trazendo pautas urgentes e mobilizadoras. Entre elas, destacaram-se a apresentação do documento base por Nivaldo e o debate subsequente; intervenções especiais de cunho jurídico com o Dr. Magnus; a luta contra a jornada de trabalho 6×1; a defesa do fim do genocídio na Palestina; e a reafirmação da luta das mulheres como eixo estruturante do sindicalismo de classe.

O debate do dia foi encerrado com a consolidação das contribuições no documento base.

Amanhã, sábado (9), o Congresso entra na reta final com a apresentação das chapas e a eleição da nova diretoria, das 9h às 11h. Entre 11h e 13h, serão aprovados os documentos finais e o plano de lutas, com encerramento previsto para as 13h.

Com uma programação densa e diversificada, o encontro busca alinhar propostas de ação sindical frente aos desafios impostos pelo novo cenário geopolítico, o avanço das tecnologias e as reformas que ameaçam os direitos trabalhistas no Brasil e no mundo.

Ao final do congresso, as fotos do evento ficaram disponíveis na página oficial da CTB no Flickr.

Artigo Anterior

Alckmin diz que plano de contingência ao tarifaço está nas mãos de Lula

Próximo Artigo

EUA oferece US$ 50 milhões pela prisão de Nicolas Maduro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!