
De testes a golpes, brasileiros recebem cerca de 10 bilhões de ligações feitas por robôs todos os meses. As chamadas, conhecidas como “robocalls”, são realizadas por sistemas automáticos e duram no máximo seis segundos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) classifica essas ligações como “ligações de curta duração”, e na maioria dos casos, o número exibido na tela do celular é criado virtualmente e não existe. Com informações do Fantástico, da Globo.
Essas ligações funcionam como uma espécie de “prova de vida”. Quando a chamada é atendida, indica que o número está ativo e pertence a uma pessoa real, facilitando o trabalho de centrais de telemarketing. Com isso, os atendentes evitam perder tempo ligando para números inválidos, otimizando o tempo de operação. Um ex-funcionário de uma central de atendimento contou que sistemas robotizados são usados para testar a base de contatos antes das abordagens.
O cadastro no site “Não Me Perturbe”, criado para reduzir as ligações indesejadas, não tem sido suficiente para conter o problema.

Relatos de consumidores mostram que o excesso de chamadas atrapalha a rotina e pode até causar prejuízos sérios, como a perda de consultas médicas e de oportunidades de transplante de órgãos, por medo de atender números desconhecidos.
Empresas que oferecem serviços de robocalls afirmam que conseguem alterar o DDD de origem para aumentar a chance de atendimento, prática considerada ilegal por especialistas.
Além do uso em vendas, o sistema também é explorado por criminosos para aplicar golpes. Especialistas alertam que mensagens gravadas podem ser usadas para induzir vítimas a dizer palavras como “sim” e “não”, que depois podem ser manipuladas em contratos fraudulentos. A recomendação é não interagir com chamadas suspeitas e bloquear os números, mesmo que o bloqueio nem sempre seja eficaz.
A Anatel afirma que já reduziu em 222 bilhões o número de chamadas abusivas desde 2022 e anunciou a implementação da “origem verificada”. Com a nova medida, passará a aparecer na tela do celular o nome da empresa e o motivo da ligação, o que deve trazer mais segurança para os consumidores.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line