
Depois de 572 dias impedido de acessar seu próprio perfil no Instagram, o Diário do Centro do Mundo (DCM) finalmente recuperou o controle da conta nesta terça-feira (27). O longo período de bloqueio ocorreu apesar de uma decisão judicial transitada em julgado determinando a reativação imediata do perfil, descumprida pela Meta, controladora da rede social. O perfil recuperado no Instagram, no qual conta com mais de 136 mil seguidores, é @diariodocentrodomundo.
O DCM teve sua conta invadida e sequestrada em 4 de agosto de 2023, tornando-se vítima de um ataque cibernético seguido de tentativas de extorsão. Mesmo com sucessivos contatos administrativos e judiciais, a Meta negligenciou a obrigatoriedade de restabelecer o acesso ao veículo de comunicação. A empresa ignorou a decisão da Justiça, que não apenas ordenava a reativação do perfil, como também impunha multa diária pelo descumprimento.

O processo judicial tramitou por quase um ano, culminando na aplicação da multa máxima de R$ 50 mil e no bloqueio de valores da empresa. A Meta alegou que enviou três e-mails com instruções de recuperação, mas não apresentou qualquer comprovação documental desses envios.
“Este caso não é um fato isolado. O descaso da Meta com as decisões judiciais brasileiras evidencia um padrão de resistência e desrespeito ao Poder Judiciário”, diz Francisco Ramos, advogado do DCM. “O não cumprimento deliberado de ordens judiciais, mesmo diante de reiteradas multas e determinações, demonstra a postura arrogante da empresa, que se coloca acima da legislação nacional”.
Somente nesta terça-feira (27), diante da pressão judicial, a plataforma enviou um e-mail com o link de recuperação de senha, evidenciando que a demora foi resultado da própria resistência injustificada da empresa. O caso reforça um padrão de desrespeito da Meta ao Poder Judiciário brasileiro, mantendo uma postura de afronta à legislação nacional mesmo sob penalidades.
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line