DataFolha segue registrando favoritismo de Lula, diz professor e pesquisador da UFMG

O presidente Lula – Foto: Reprodução

Apesar de registrar a pior avaliação de seus três mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém um nível de aprovação que pode sustentá-lo na disputa pela reeleição em 2026.

É o que indica a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo os dados, 46% dos entrevistados afirmam aprovar o desempenho de Lula como presidente, enquanto 50% desaprovam e 4% não souberam responder.

Na avaliação sobre o governo, 28% consideram a gestão como ótima ou boa, 31% a classificam como regular e 40% avaliam como ruim ou péssima.

A margem de oscilação em relação à pesquisa anterior, de abril, é pequena: naquela ocasião, 29% consideravam o governo ótimo ou bom, e 38% o avaliavam como ruim ou péssimo.

Para o cientista político Dawisson Belém Lopes, professor e pesquisador da UFMG, os números são bons para Lula. “O Datafolha segue registrando um nível de aprovação ao governo que é compatível não apenas com a reeleição, mas também com certo favoritismo de Lula na disputa de 2026. 46% dá-lhe um respeitável patrimônio eleitoral. Não é impossível, mas é difícil de derrubar”, disse no X.

O desafio do governo, no entanto, permanece: melhorar a percepção da população sobre os resultados concretos da gestão até o próximo pleito.

Artigo Anterior

Sobrevivente de queda de avião na Índia diz que problemas começaram com 30 segundos de voo

Próximo Artigo

Reação do Irã “não terá limites” após ataque de Israel, alertam Forças Armadas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!