Datafolha: Maioria apoia tornozeleira e diz que Trump erra ao defender Bolsonaro

O Datafolha tem divulgado os resultados de seu último levantamento no decorrer da última semana. Entre os dados compilados, consta a percepção que a população tem sobre a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro e o apoio que teve do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o citou na carta enviada a Lula na qual comunicava a imposição de tarifas comerciais.

Tornozeleira

O avanço das investigações e as ações recentes de Bolsonaro levaram o Supremo Tribunal Federal (STF) a impor medidas cautelares contra o ex-presidente. Além da restrição de horário para recolhimento domiciliar e o impedimento de produzir conteúdo para alimentar a máquina de fake news da extrema direita, o ex-capitão do Exército passou a usar tornozeleira eletrônica, como forma de monitoramento. Ele chegou a afirmar que o equipamento era o “símbolo da humilhação”.

Conforme a pesquisa, 55% da população apoia a decisão do ministro Alexandre de Moraes pelas medidas cautelares — o mesmo percentual que acredita que Bolsonaro pretendia fugir do país antes do julgamento.

Maioria contra a anistia

De acordo com o Datafolha, 55% dos brasileiros rejeitam a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, condição defendida por 35%.

Apesar de a maioria ser contrária à anistia, o percentual vem caindo. Em levantamentos anteriores, os que eram contra chegaram a ser 63%, em março de 2024, e 62%, em dezembro do ano passado.

Leia também: Avaliação de Lula melhora entre evangélicos, mostra AtlasIntel

A trama golpista, que envolvia assassinato de autoridades e culminou no 8 de Janeiro, resultou na invasão e depredação feita por bolsonaristas nos prédios dos Três Poderes, em Brasília.

Prisão de Bolsonaro

A parcela de brasileiros que apoia a prisão de Jair Bolsonaro é de 42%. Esse grupo defende que o ex-presidente pague, como resultado do julgamento no STF, pelos seus crimes, uma vez que demonstrou não ter respeitado o resultado das eleições e planejar um golpe. Os entrevistados que não querem a prisão atingem 46%. Portanto, os grupos estão empatados na margem de erro.

Apesar desse desejo dividido, a maioria, 51% da população, acha que Bolsonaro dará um jeito de evitar a cadeia.

Trump erra ao defender Bolsonaro

No que diz respeito às tarifas de Donald Trump contra o Brasil, 57% entendem que ele está errado quando condiciona a medida comercial à paralisação do julgamento de Jair Bolsonaro na Justiça. Para 36% dos entrevistados, Trump está certo e 7% não opinaram.

Sobre se consideram Bolsonaro injustiçado ou perseguido — tese apresentada por Trump na carta enviada ao presidente Lula para justificar o aumento de tarifas —, 50% descartam essa ideia, enquanto 45% acreditam em perseguição.

Leia mais: Atos pelo Brasil clamam: “Fora Trump! Soberania não se negocia”

O ex-presidente é réu no STF acusado de liderar a trama golpista. Caso seja condenado pelos cinco crimes pelos quais responde, pode pegar a pena máxima de 40 anos de prisão. Além do julgamento penal, que deve acontecer em setembro, ele já foi condenado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que o torna inelegível até 2030.

Para obter esses dados, o Datafolha entrevistou 2.004 pessoas em 130 municípios, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Artigo Anterior

Padre Júlio cria biblioteca para população de rua

Próximo Artigo

Deputados retomam votações após recesso

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!