Os números do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentaram melhora na pesquisa Datafolha referente aos cenários para a disputa das eleições em 2026.

O atual mandatário lidera em todos os cenários em que disputa no primeiro turno e, no segundo, descolou-se no limite da margem de erro de Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Lula libera nos sete cenários de primeiro turno – no caso de Bolsonaro, seu nome é citado na pesquisa pois ele pode inscrever sua candidatura, embora seja inelegível.

De acordo com o Datafolha, o presidente ampliou em cinco pontos percentuais a vantagem sobre Bolsonaro, batendo o ex-presidente por 39% a 33%.

Os filhos de Bolsonaro citados na pesquisa também são superados por Lula na pesquisa: o deputado Eduardo (PL) por 39% a 20% e o senador Flávio (PL), por 40% a 18%. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) perde por 39% a 24%.

A disputa com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) coloca Lula à frente por 38% a 21%. O desempenho de Freitas é semelhante mesmo quando a disputa não envolve o atual presidente: empata em 23% a 23% com o ministro Fernando Haddad (PT) e igualdade técnica com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), que lidera por 24% a 22%.

Nos cenários de segundo turno, Lula descolou e assume a liderança nos embates contra Bolsonaro e Tarcísio: se na pesquisa anterior o ex-presidente tinha 45% ante 44% do petista, agora o presidente petista lidera no limite máximo da margem, por 47% a 43%.

No caso de Tarcísio, o percentual oscilou de 42% para 41%, enquanto Lula foi de 43% para 45%. A vantagem segue sobre Michelle (48% a 40%), Eduardo (49% a 37%) e Flávio (48% a 37%).

A pesquisa Datafolha ouviu 2004 pessoas em 130 municípios brasileiros entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Com informações da Folha de São Paulo

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/08/2025