O Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (14), o resultado da última pesquisa de aprovação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que caiu 11 pontos desde dezembro e chegou ao patamar de 24%.

Dos 2.007 eleitores ouvidos em 113 cidades nesta semana, a reprovação é de 41%, enquanto 32% consideram o governo regular. A margem de erro é de dois pontos.

Entre os fatores que podem ter influenciado o desempenho negativo de Lula na pesquisa estão a fiscalização das transações bancárias feitas por Pix e a mentirosa informação de que o Planalto taxaria o meio de pagamento; e a inflação dos alimentos.

Mas na Coluna Econômica desta semana, o jornalista Luís Nassif lembrou que um dos grandes problemas do país são as falhas no mercado de informação, que reproduz “o realismo mágico das metas inflacionárias, permitindo infundir terrorismo fiscal, estando com as contas quase equilibradas, impondo uma taxa Selic impraticável”.

A agenda da mídia condiciona as políticas públicas, enquanto deveria “identificar, dentro do governo, quais as iniciativas positivas e quais as negativas”.

“Mas Lula só se move sob pressão. E a pressão da mídia é essa loucura de criminalizar o que chamam de “gastança”, inviabilizar a máquina pública, tratar como bezerro dourado essa loucura das metas inflacionárias – um sistema que está sob cheque em todo o mundo”, ponderou Nassif.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/02/2025