A mais recente pesquisa do Datafolha revela que 30% dos eleitores de São Paulo se identificam como petistas, enquanto 17% se dizem bolsonaristas. Embora esses números sejam estáveis em relação a levantamentos anteriores, a parcela da população que se declara de direita supera a de esquerda, com 27% contra 18%.
Esses índices mostram uma estabilidade em relação a levantamentos anteriores. Em julho, por exemplo, 29% dos eleitores paulistanos se identificavam com o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 17% se alinhavam com os ideais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No espectro ideológico, a pesquisa constatou que 7% dos eleitores não se inserem nem no petismo nem no bolsonarismo, enquanto 24% se posicionam como neutros. Apenas 1% dos entrevistados não soube responder.
Quando somados os petistas e os eleitores que se identificam com ideias próximas ao PT, o percentual atinge 44%. Por outro lado, o grupo de bolsonaristas e simpatizantes do ex-presidente soma 25%. No segundo turno das eleições de 2022, Lula venceu Bolsonaro em São Paulo, com 53,54% dos votos válidos, contra 46,46% do adversário.
A pesquisa também analisou o posicionamento ideológico dos eleitores em uma escala de 1 (mais à esquerda) a 7 (mais à direita). Nesse contexto, 31% dos paulistanos se declaram de esquerda ou centro-esquerda, enquanto 38% se posicionam como de direita ou centro-direita. Além disso, 25% dos eleitores paulistanos se consideram de centro, e 7% não souberam como se classificar no espectro político.
O levantamento do Datafolha foi realizado presencialmente com 1.092 eleitores em São Paulo nos dias 6 e 7 de agosto de 2024. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Chegamos ao Blue Sky
Siga nossa nova conta no X,
Participe de nosso canal no WhatsApp,
Entre em nosso canal no Telegram,