Um novo recorte da pesquisa do instituto Datafolha, divulgado nesta terça-feira 9, mostra que a maioria esmagadora dos eleitores brasileiros não se arrependem do voto para presidente nas eleições de 2022. Naquele ano, Lula (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.
De acordo com a pesquisa, 91% dos eleitores entrevistados disseram não ter arrependimentos sobre o candidato escolhido. Só 8% não concordam com a própria escolha. Apenas 1% não soube responder.
A convicção é semelhante na separação por candidato: 91% dos que escolheram Lula dizem não se arrepender; o índice é de 92% entre os bolsonaristas.
Os dados foram coletadas entre os dias 2 e 4 de dezembro, a partir de 2.002 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
2026 na mira
O instituto também questionou os eleitores sobre o grau de importância dado à eleição em 2026. Para 77%, o pleito será “muito importante”. Outros 14% dizem que a votação para o próximo presidente será “um pouco importante”. Só 8% classificam a eleição do ano que vem como “nada importante”.