Na última edição da Análise Política da Semana, transmitida pela Causa Operária TV (COTV), o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, abordou os temas que mais repercutiram durante a semana entre as notícias nacionais, internacionais e destaque para casos de ataques a liberdade de expressão. Foram comentados os casos da perseguição contra o rapper Oruam por apologia ao crime, o artigo publicado pela jornalista Etiene Martins, do acordo pelo fim da guerra na Ucrânia e o Inquérito instaurado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Caso Oruam

Rui comentou sobre a continuidade do cerceamento a liberdade de expressão que ocorre no Brasil e destacou a perseguição contra o rapper Oruam, que é filho de traficante e que tem sido acusado de cantar músicas que fazem apologia ao crime. Foi destacado que essa é a continuação da política que, sob o pretexto de combater o racismo, começou a censurar pessoas que falem coisas racistas. Isso permitiu a censura contra aqueles que defendem os palestinos e lutam contra o sionismo. “Sob a cobertura do discurso de ódio, a censura é generalizada”.

Identitarismo e a luta contra os inimigos do passado

Em seguida, o presidente do PCO comentou sobre o artigo publicado pela jornalista Etiene Martins no Diário de Minas intitulado “Por que 22 anos de ditadura incomodam mais que 388 anos de escravidão?”. No artigo, a autora diz que quando olha para uma pessoa branca como o diretor de cinema Walter Salles Jr., automaticamente lembra da escravidão e remete que toda branca tem como ascendente algum escravagista. Rui colocou que esse é um pensamento descabido, porque não estamos mais na escravidão e disse “O problema não são 388 anos de escravidão, o problema são as condições sociais e econômicas brasileiras que impedem que a população saia dessa escravidão capitalista atual. O país precisa se desenvolver e nós precisamos acabar com o capitalismo”.

Guerra na Ucrânia

No campo internacional, Rui destacou a reunião feita pelos EUA com a Rússia para a resolução da guerra que dura 3 anos. Ele comentou que Trump disse ao Zelensky que acabou com a farra do dinheiro, pois os EUA já mandaram US$ 500 bilhões para a Ucrânia e que isso poderia levar uma convulsão social no país, dado que há 50 milhões de norte-americanos na miséria. Com o corte dessa repasse para Ucrânia, foi colocado que a guerra praticamente acabou.

Inquérito da PGR

Por fim, foi comentado o caso que mais repercutiu na semana na política nacional que foi o inquérito feito pelo Procurador Geral da República, Paulo Gonet, que aponta que Bolsonaro queria dar um golpe de estado. Rui leu trechos da peça e colocou que se trata de uma história sem sentido. Chamou a atenção de quem está a frente desse processo é o STF, que também esteve a frente do Mensalão e da Lava-Jato outros dois processos arbitrários que não respeitaram as regras processuais. Dessa forma o processo contra o Bolsonaro é uma ação do imperialismo para controlar o regime político brasileiro, através de seu endurecimento. Por isso colocou que não vale a pena defender a prisão do Bolsonaro por um processo que está repleto de arbitrariedades. “Dar carta branca porque é o Bolsonaro, não é uma boa política”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/02/2025