A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) lidera a pesquisa IPEC de intenção de votos para a prefeitura de Uberlândia. “A campanha nem começou e estamos liderando! Estou honrada de poder representar essa real alternativa política”, postou a pré-candidata em suas redes.

Dandara foi a escolhida de 24% dos pesquisados, seguida de Paulo Sérgio (PP) e Leonídio Bouças (PSDB) com 23% e 20%, respectivamente; Caporezzo (PL) com 8% e Gilberto Adeniê (PSTU) teve 2%. Branco ou nulos 13% e indecisos 11%.

Contratada pela TV Paranaíba (Record), a pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de junho com 504 eleitores de Uberlândia, considerando os possíveis nomes para a disputa colocados até agora, pois as convenções partidárias só começam dia 20 de julho. O nível de confiança é de 95%.

Leia mais: Gleisi reforça nome de Dandara à prefeitura de Uberlândia, prioridade nacional do PT

Dandara foi eleita deputada federal em 2022 com 80 mil votos em 741 das 855 cidades mineiras, sendo 35 mil só em Uberlândia. Tem 30 anos, é vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados e tem trajetória de mais de uma década lutando junto aos movimentos populares. Ganhou o 1º lugar do Prêmio Congresso em Foco 2023 como a parlamentar que mais defende a educação. Nas eleições de 2020, foi a vereadora mais votada de Uberlândia.

Leia mais: Com Gleisi, eventos de pré-candidaturas do PT em MG mostram força do campo democrático

Candidatura é uma das prioridades do PT

“Você é uma das prioridades nacionais do partido. Estamos com você aqui para o que der e vier. Queremos te ver no segundo turno e depois eleita perfeita de Uberlândia”, declarou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann ao final de seu discurso no evento de lançamento da pré-candidatura de Dandara dia 17 de maio em Uberlândia.

Gleisi expressou sua alegria em ver uma mulher jovem, negra e ex-cotista que, à época, aparecia em segundo lugar nas pesquisas.

“Quando você tem uma causa e acredita que é possível, não tem quem segure. Te admiro pelo que é, pelo que já fez, pelo que representa e principalmente pelo que você acredita. destacou Gleisi, ao exaltar a importância das candidaturas progressistas para impedir o retorno da extrema direita e reafirmou a necessidade de reconstrução do campo democrático popular também no Triângulo Mineiro.

De cotista a relatora da continuidade da lei

“Até pouco tempo, muita gente achava que era difícil acontecer, que era muito difícil ter uma mulher negra da periferia, filha de uma empregada doméstica, como pré-candidata a prefeita de Uberlândia. Mas esse tempo mudou porque as nossas lutas estão cada vez mais se tornando realidade”, exaltou Dandara.

Leia mais: Dandara: “Precisamos trazer o meio ambiente para o debate municipal”

“Eles achavam que uma cotista pararia por aí, mas mal sabiam eles que as cotas era só o começo, entrar na universidade era só o começo da nossa luta. Eu tenho muito orgulho de ter sido cotista na graduação, no mestrado, e a relatora da continuidade da Lei de Cotas”, exaltou a deputada ao citar os 216 novos ônibus elétricos para Uberlândia e mais 600 casas do programa Minha Casa Minha Vida Entidades, por meio de mobilização liderada pelo MTST.

“Se conseguimos tudo isso em tão pouco tempo, imagina, que poderemos fazer. Nada vai ser capaz de nos parar. Somos lideranças de movimentos sociais, lideranças sindicais, somos gente que lidera processos muito importantes, são empresários, empreendedores, professores, servidores públicos da educação, da saúde. A nossa força é a coletividade que somos”, ressaltou.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/07/2024