Os Ministérios das Mulheres e dos Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Escola Nacional de Governo (Enap), oferecem os cursos “Protagonismo das Mulheres em Espaços de Poder” e “Gestão e Implementação de Políticas para Mulheres”. Ambas as formações são gratuitas e têm certificado da ENAP de conclusão. Para fazer a inscrição basta acessar a Escola Virtual do Governo, clicando aqui. As formações já haviam sido ofertadas no ano passado.
O primeiro curso – “Protagonismo das Mulheres em Espaços de Poder” – incentiva a participação feminina em espaços de poder e decisão, focando no debate de gênero. Ele explora o papel das mulheres na política, seus desafios, conquistas e contribuições ao longo da história e na atualidade. O objetivo é mostrar a história da participação política das mulheres e destacar seu protagonismo nesses espaços. Até agora, mais de 7.100 inscritos e 3.416 certificados emitidos. O conteúdo está dividido em três módulos:
1: “História da participação política de mulheres em espaços de poder e decisão”,
2: “Políticas de igualdade de gênero e mecanismos de incentivo à participação política de mulheres em espaços de poder e decisão”, e
3: “Desafios e barreiras enfrentados pelas mulheres na ocupação de espaços de poder e decisão”.
De acordo com Ministério das Mulheres, o curso também passa por temas como o sufrágio feminino, cotas de gênero nos partidos políticos, representatividade das mulheres na política, violência contra as mulheres (misoginia, sexismo, lesbofobia, transfobia) e suas dimensões, violência política de gênero, leis e resoluções que tratam destes assuntos.
O público-alvo inclui integrantes de organizações da sociedade civil, estudantes, servidoras(es) públicas(os) e demais pessoas interessadas na temática, especialmente mulheres em exercício político ou que desejam entrar para a política.
Já a formação “Gestão e Implementação de Políticas Públicas e de Organismos de Políticas para as Mulheres” objetiva fomentar a criação de novas secretarias municipais, estaduais e distrital de políticas para as mulheres. O curso também tem um total de 30h e está dividido em cinco módulos:
1: Estado, Democracia e Políticas Públicas,
2: As Políticas Públicas e os Organismos de Políticas para as Mulheres – OPM,
3: Como Devem Funcionar os OPM,
4: OPM e a sua Relação com a Participação e o Controle Social, e
5: OPM na perspectiva do Planejamento, da Gestão e das Parcerias.
A formação busca qualificar lideranças femininas e suas equipes na gestão pública dos diferentes níveis e aperfeiçoar seus conhecimentos na atuação político-institucional na construção dessas políticas públicas. Até o momento, foram 9.509 inscritos e 3.408 certificados emitidos.
O curso representa um esforço do MMulheres em qualificar as gestoras responsáveis pelas políticas de gênero em seus territórios. Desta forma, a ampliação tanto das ações do Ministério das Mulheres quanto do governo federal ganharão mais adesão e conhecimento nos estados e municípios com o fortalecimento e o aperfeiçoamento das políticas para mulheres.
Da Redação do Elas por Elas