Cúpula do Brics 2025 começa no Brasil com foco em clima e economia global

Lula recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na cerimônia de abertura da 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

Neste domingo (6), chefes de Estado e representantes de mais de 30 países participam da 17ª Cúpula de Líderes do Brics, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O encontro acontece sob a presidência brasileira e tem como objetivo discutir temas prioritários da política internacional, com foco em desenvolvimento sustentável, cooperação global e governança.

Entre os assuntos centrais da reunião está a proposta de uma declaração conjunta defendendo o multilateralismo, a reforma de organismos internacionais como a ONU e medidas concretas para o combate às mudanças climáticas.

A cúpula também deve abordar temas como inteligência artificial, financiamento climático e erradicação de doenças.

Brics: composição e objetivo

O Brics é composto por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Além disso, há dez países parceiros, como Cuba, Vietnã e Bolívia.

O bloco busca ampliar a cooperação econômica e política, fortalecendo a atuação conjunta dos países em desenvolvimento.

Presidência brasileira

A presidência do Brasil definiu seis temas prioritários para o evento: saúde global, finanças e comércio, mudanças climáticas, inteligência artificial, segurança multilateral e fortalecimento institucional do grupo.

O governo Lula pretende apresentar avanços nessas áreas por meio de propostas coordenadas com os demais líderes.

Próximos passos

Na segunda-feira (7), último dia do evento, a agenda será voltada para temas ambientais, como a preparação para a COP30, e a saúde global.

A expectativa é que o grupo chegue a um consenso em pautas sensíveis, como a reforma do Conselho de Segurança da ONU e o conflito na Palestina, consolidando um documento final com propostas alinhadas.

Artigo Anterior

PT aposta em nova campanha para defender política econômica de Lula

Próximo Artigo

Após romper com Trump, Musk lança partido próprio nos EUA

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!